quinta-feira, 8 de dezembro de 2016















EXPECTATIVAS VERSUS REALIDADE



Geeks desta página, quem nunca se sentiu defraudado com um livro?

Pois é...sempre que vou classificar um livro no Goodreads, com uma classificação baixa - pois para este expectativa vs realidade não entram as surpresas boas - confronto-me com esta questão: o que é que se passou? Peguei neste livro com uma expectativa e foi tudo ao contrário!

Com esta premissa pensei que, por mais que não queira ler sinopses, opiniões e demais informações sobre o livro, faço sempre uma ideia geral do que irá tratar - e se me irá agradar. Quanto mais não seja o género em que se insere. A partir desta informação, irei fazer assunções sobre o que esperar desta leitura, que tipo de ritmo irá ter o livro.
Não acredito em "ódios" a livros - simplesmente há livros que são para mim e outros que não são para mim. Cada livro tem o seu leitor e está muito bem assim: o que para mim não me tocou e até me irritou o tempo que eu despendi a ler esse livro, pode ser a leitura do ano ou da vida para outra pessoa. Embora haja livros que categorizamos como mais "sérios" ou mais "light", todos são necessários. Sendo eu uma leitora de diversos géneros literários, é bom ter esta panóplia á disposição, para ir intercalando as leituras mais "pesadas" e reflexivas com algo que me descontraia e que me impulsione a virar páginas.
Mas a questão das expectativas tornou-se um fator, a meu ver, que faz ou destrói uma experiência de leitura.

Vamos começar pelo marketing da editora e do mundo editorial num todo. Não raras vezes há livros que são comercializados com determinado rótulo, para serem mais vendáveis ou ainda comparados a algum best-seller - as famosas "se gostou de...então vai gostar deste", o que me deixa sempre bastante de pé atrás para ler, pois nunca é remotamente parecido com  o best-seller a que as editoras, numa ânsia de vender, os comparam. Para mim, esse tipo de marketing não funciona ou em casos extremos funciona ao contrário. Tenho o exemplo recente do livro You, Me and Other People, que foi rotulado como thriller, a sinopse dá toda a sensação disso, quando a meu ver este livro estará mais dentro do romance contemporâneo, com um drama no seu centro. Nada mais e nada menos. E estaria bem, se me tivessem vendido este livro tal pelo que ele é. A pontuação foi baixa porque me senti enganada nas minhas expectativas.




Depois, temos as opiniões de outros leitores, que por vezes nos podem dar a ideia errada do que o livro é e se é ou não para nós. Todos nós conhecemos o mundo do Booktube e que mundo maravilhoso ele é! Muitas boas recomendações já eu retirei dele. Mas nos primeiros tempos após descobri-lo e, sem ter noção do que as pessoas que eu via gostavam de ler, qual o percurso delas enquanto leitoras, influenciei-me com alguns títulos que, mais tarde percebi, não eram para mim. Continuo a retirar imensas recomendações, mas agora já sei quais as pessoas que têm uns gostos parecidos e que sabem transmitir a sua experiência com o livro.

Por último e não menos importante, os autores auto-buy: aquele autor que livro após livro nunca nos defraudou, que compramos sem pestanejar e nem olhar à sinopse assim que um livro novo cai nos escaparates das livrarias, mas que escreve algo que sentimos não estar ao nível dos outros livros e ficamos desiludidos e de pé atrás quanto a comprar mais livros desse autor tão adorado.

No meio disto tudo há fatores que não se pode descartar e que influenciam qualquer uma destas hipótese que apresentei. E é tão simplesmente o livro errado na altura errada. Há determinados livros que necessitam de uma determinada disposição de espírito para os ler e que, se formos ler fora deste timing, tornam-se odiosos e fastidiosos, impedindo-nos de desfrutar dessa leitura como poderíamos.

E vocês, o que me dizem? Têm destas dificuldades ou sou só eu?

Kisses da vossa Geek

12 comentários:

  1. É verdade..lidar com as expectativas é sempre muito difícil :/ Por isso é que eu acabo por nunca dizer às outras pessoas que vão amar um determinado livro/filme...sinto sempre que estou a elevar demasiado as expectativas e depois é pior. Tento sempre moderar o meu entusiasmo :P
    Ultimamente tenho tido mais dificuldades com a "disposição de espírito". Parecia que tudo que andava a ler não me satisfazia e sentia que a culpa não era dos livros mas sim minha. Daí que tenha diminuído muito o ritmo de leitura.
    O marketing de livros enerva-me sempre...fazem sempre umas comparações que no fundo nunca fazem muito sentido :P
    Bjs. Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina

      Eu tento, nas minhas opiniões,passar com a maior fidelidade que me seja possivél a impressão que o livro me deixou, mas sem dizer que vão amar ou adorar - mediante aquilo qur posso dizer sobre o livro é que podem julgar se lhes interessa ou não. Não presumo que irão gostar ou não porque lá está - somos todos leitores diferentes.
      Talvez andes a ler os livros "errados"para ti. Nós todos evoluimos e a leitura também tem uma componente que progride e se modifica. Vai experimentando que certamente vai haver um livro que te vai devolver o gosto e a ânsia da leitura.

      Beijinhos

      Elisa

      Eliminar
    2. Concordo muito contigo nesse ponto...somos todos leitores diferentes e para cada tipo de livro há um leitor. Não, acho que é mesmo uma fase porque até tenho experimentado géneros diferentes. Esperemos que passe :) Boas leituras

      Eliminar
    3. Passa concerteza...ás vezes é só preciso dar tempo ao tempo.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Geek, concordo em pleno contigo... Perdi a conta a livros que adquiri ao ser levada pela publicidade, burburinho e sinopses... Mas acho que isso faz parte, agora sou mais selectiva, sei quais as pessoas que têm os mesmos gostos literários do que eu, sei quais os temas que mais gosto...
    Ao longo dos anos os nossos gostos literários vão-se alterando, perdi a conta dos livros da Nora Roberts que comprei na altura em que amava a autora, agora quando pego num livro dela, parece que me falta algo...
    Eu por acaso quando classifico um livro no goodreeads tenho sempre o cuidado de escrever o porquê de não ter gostado ou vice versa, por norma assumo logo que não é do meu género ou porque é que gostei tanto...
    Por fim também concordo contigo, quando dizes que não existem "ódios" aos livros, mas confeso que fico revoltada quando ouço comentários de pessoas, só porque se vendem determinados géneros literários, costumo dizer, "não importa o que lês, o que importa é que leias..."
    Beijokas
    Tânia Tanocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tania

      É verdade que também se deve contar com a nossa própria evolução enquanto leitores no sentido de que também vamos com a expectativa de que automaticamente iremos gostar.
      Também gosto de explicar, quando classifico no Goodreads o porquê de ter gostado ou não - pôr só a classificação e não explicar não me parece que esteja a fazer o que posso para dar a ideia clara a quem não leu do que o livro é.

      Beijinhos

      Elisa

      Eliminar
  3. Olá Elisa,
    Excelente tema =)
    As expectativas são tramadas! Quantas vezes não leio um livro a esperar que seja muito bom e depois chego ao fim a sentir-me enganada.
    Eu sou daquelas pessoas que não achou o Gone Girl e A Rapariga no Comboio, nada de especial. E li a Trança de Inês e Os Mentirosos pois tinha ouvido falar muito bem nos livros e pimba, não gostei nadinha.
    E não é nada fácil lidar com as expectativas.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita

      Obrigada! Abordei o tema por ser algo que tenho vindo a notar cada vez mais.
      O hype em redor de alguns livros pode realmente induzir em erro e criar expectativas erradas.

      Beijinhos

      Elisa

      Eliminar
  4. Muito bom post! Ainda não tinha visto muito este tema abordado. Gostei! :)

    ResponderEliminar