segunda-feira, 28 de maio de 2018

A culpa dos Millenials

Estava eu a dar uma voltinha no Twitter - que é uma rede social que aprecio, por ser curta, concisa e pouco dada a lamechices e queixumes - e deparei-me com algo mais ou menos assim

"Como é que nós, os Millenials poderemos alguma vez atingir todos estes objectivos

-dormir muito
-fazer exercício físico
-cuidar da nossa saúde mental
-ter uma carreira de sonhos
-ter um hobbie apaixonante
-ter uma alma gémea
-cultivar todas as nossas amizades
-ser eco-friendly "
-habitar num espaço zen

Meu Deus, que fiquei com a cabeça a rodar com tanto item!

Bom, em abono da verdade, todos gostaríamos de ser assim, mas conseguir este nível altíssimo todos os dias na nossa vida, é algo que não irá acontecer. Vamos ser honestos.

Aquilo que à primeira vista parecem muito boas ideias e objectivos sólidos a perseguir, penso que, tal como o tom do tweet faz entrever, é uma pressão acrescida e constante para todos os dias se praticar estas "coisas". Vejo imensa gente falar em produtividade" hoje não foi um dia nada produtivo" "faltou-me ainda praticar a gratidão ao sol e à lua por aparecerem na minha vida"..... ok, esta última parte não, mas toda a gente está numa pressão imensa para conseguir chegar a todo o lado, de igual forma e com igual empenho, e quando isso não acontece - frustração! 
Mas o problema é que serão mais as vezes que "não se consegue lá chegar", a frustração acumula-se, e depois há os esgotamentos ou para ser mais fina, os "burn-outs".

E a solução resume-se a uma palavra:

-PRIORIDADES

Nunca iremos conseguir chegar de igual forma a todas as áreas da nossa vida - por isso, toca a priorizar o que nos é mais importante, e depois, o resto dos "itens" irá harmonizar-se no espaço disponível para eles. Porque se nos estamos sempre a martirizar com o que não conseguimos fazer, estamos a perder tempo e disposição preciosos para completar aquilo que ainda PODEMOS conseguir fazer.

Caso prático: adoro ler. Necessito de fazer exercício por motivos de saúde. É claro que irei roubar uns minutos à minha leitura para poder fazer o exercício necessário a que a minha saúde melhore.

Como este exemplo, haverá outros e as prioridades devem ser ajustadas à vida e dinâmicas de cada um.

Kisses da vossa Geek