Opinião
O Espião Português - Livro 1 da trilogia Freelancer
Começo por dizer que este é o primeiro livro publicado por este autor.
André Marques- Smith é uma jovem estrela em ascensão, quer na política nacional, tendo as funções de chefe de gabinete e secretário pessoal do Ministro dos Negócios Estrangeiros português, quer na sua "vida" paralela, enquanto agente com nome de código Freelancer, ao serviço de uma agência de espionagem inglesa. Tudo lhe corre bem neste quadrante. No que toca á sua vida pessoal, bem, essa é uma questão complicada.
Mas um espião deve sempre esperar reviravoltas inesperadas, para mais quando se leva vida dupla. A traição vem de onde menos se espera....
Gostei do ritmo impresso após um inicio um pouco fastidioso e dito "normal", para um livro que vai tratar de espiões e jogos de bastidores. Mas quando o enredo começou a desenvolver, é em ritmo alucinante que somos arrastados por todo o mundo, atrás de André e das suas missões, venturas e desventuras. Os locais são variados e as caracterizações desses locais e das circunstâncias em que André lá se encontra.
O personagem principal é um tanto ou quanto estereotipado - o rapaz de boas famílias, bom filho, bom irmão, infeliz ao amor. Pelo contrário, as personagens que o rodeiam são mais densas, com mais profundidade, mais camadas. Gostaria de ter visto algumas delas mais desenvolvidas, embora também tenha noção de que é uma trilogia e que poderá haver hipótese de haver esses desenvolvimentos à posteriori.
O enredo deixou mais perguntas do que respostas no ar, mais uma vez por ir ter uma continuação, mas mesmo assim, gostaria de ter percebido as motivações para alguns acontecimentos.
A cena final também me pareceu um tanto forçada, inserida de modo a que o protagonista tivesse um momento de epifania em relação à sua vida.
Apreciei muito a "grande revelação", embora tivesse desconfianças de uma parte dela, nunca pensaria na sua totalidade e aí foi um ponto muito positivo - conseguiu surpreender e levar a ainda mais questões.
A cena final também me pareceu um tanto forçada, inserida de modo a que o protagonista tivesse um momento de epifania em relação à sua vida.
Apreciei muito a "grande revelação", embora tivesse desconfianças de uma parte dela, nunca pensaria na sua totalidade e aí foi um ponto muito positivo - conseguiu surpreender e levar a ainda mais questões.
A escrita é fluida, é um livro que nos mantém a virar páginas para saber o que mais se vai passar em seguida. O protagonista mantém um diálogo constante com o leitor.
No conjunto, é promissor e espero que nos próximos livros eu possa assistir ao crescimento do protagonista e ver respondidas as questões que levo deste livro. Certamente que não irei perder a continuação.
E vocês, meus geeks - já leram, têm curiosidade ou nem por isso? Contem-me tudo.
Kisses da vossa Geek
Hello!!
ResponderEliminarHá imenso tempo que tenho curiosidade na trilogia do Nuno e depois de ter lido A Célula Adormecida, ainda fiquei com mais vontade.
E agora, com a tua opinião, estou mesmo convencida que tenho que ler.
Beijinhos
Olá Tita
EliminarVale a pena experimentares uma vez que gostáste imenso da Célula Adormecida.
Beijinhos
Elisa
Olá Elisa
ResponderEliminarEu já li e não fiquei fã. A escrita não é maravilhosa, e o André Smith fez -me lembrar o James Bond.Uma história pouco credível (a meu ver)....mas o autor tem de facto uma escrita que agarra o leitor e o livro em si tem uma 'boa onda'.
Bjinhos
Elsa
Olá Elsa
EliminarEfectivamente parece a " leitura" de um filme do 007. Mas a está escrito de uma forma qur compele a ler até ao fim. Gostei de uma forma geral, mas tem os seus pontos fracos, sem dúvida.
Obrigada por passares neste mru cantinho
Beijinho
Elisa
Hallo Elisa! Gostei da tua opinião e de como a fundamentaste. Tb não sou grande fã de tramas de Espionagem mas acho que a trilogia vai ficando mais consistente à medida que avança :) Gostei mais deste último livro.
ResponderEliminarBeijinho grande e boas leituras :)
Hallo Vera
EliminarAinda bem que dizes que fica mais consistente com o avançar da trama. Itei certamente ler os 2 livros que faltam desta trilogia e o ultimo, cujas opiniões bastante positivas me deixam positivamente curiosa.
Beijinhos grandes e obrigada por passares pelo meu cantinho.