terça-feira, 19 de setembro de 2017

Pessoas tóxicas: expressão da moda


Penso que este foi o ano em que ouvi mais este termo. Seja porque saiu um livro de auto-ajuda e vários artigos neste sentido ou porque este talvez seja o ano de toda a gente se livrar da toxicidade nas suas vidas.
Com sinceridade, já estou meia farta de ouvir por tudo e por nada "livrei-me de pessoas tóxicas "quero estar longe de..."
Antes disto havia, sempre houve e há-de haver pessoas que não nos fazem bem, que não são amigas, que não são mais que conhecimentos que, por vezes, teimamos em manter e tentar aprofundar, mas que no fundo, são vazios, pois para haver real amizade deve ser dos 2 lados - não funciona numa via de sentido único. As pessoas fazem escolhas, todos os dias - falo contigo ou não falo? Estiveste lá para mim, quando estava num momento mau ou não? - e isso é algo que tem que ser avaliado constantemente porque, uma amizade - como tudo na vida - não é uma coisa garantida.
Sempre fiz essas escolhas e nunca me senti impelida a ter que falar ininterruptamente sobre esse assunto. Há coisas que simplesmente não vão acontecer. Uma amizade existe ou não existe. Se tem que haver esforço de alguma das partes para haver, então é porque já não há. E, após fazer as pazes comigo mesma, nem penso mais nisso.

As amizades mudam com fases evolutivas da vida - ida para escolas secundárias diferentes, universidade, casamento, filhos. São tudo situações fraturantes, que reforçam o que é forte e partem o que é fraco. E isso está tudo muito bem. É uma evolução natural da vida ou da relação entre essas pessoas.
Encaro esta situação como não sendo apenas de perda, mas de perda por um lado e ganho no outro. Porque ganhamos novas pessoas na nossa vida, que, com o tempo e avaliação, poderão vir a ser relevantes. Mas a palavra chave é "poderão".
Agora, não façam de algo simples uma bandeira de batalha. Tudo o que é assim falado não tem substância e mais: revela que há assuntos mal resolvidos.
E vocês - o que pensam deste assunto?

Kisses da vossa Geek

6 comentários:

  1. Tão certeiro este texto, mais uma vez. =)

    Desde sempre oiço falar em "pessoas tóxicas"...e se não desde sempre sempre, desde há muito anos. As amizades vão acontecendo ao longo da nossa vida mas raras são aquelas que são transversais a todo o nosso período de existência. É como dizes, às vezes são escolhas, às vezes é só a vida a acontecer, às vezes somos nós a deixar ou não acontecer, quando, mais uma vez, escolhemos - seja por que motivo for - afastar-nos, ou simplesmente deixar de estar. E isto acontece tanto. Mesmo sem motivo algum. Com os melhores amigos da secundária. Com os melhores amigos da faculdade. Com os melhores amigos do emprego anterior ou do bairro anterior. E paralelamente a isto tudo, há efectivamente as pessoas que nos fazem bem e as pessoas que nos consomem, é como dizes, as amizades têm de ser recíprocas e o que acontece muitas vezes é não serem...e é nessas alturas que somos consumidos.

    As perdas e as escolhas fazem parte, não é um drama. Mesmo que às vezes pareça que é, o tempo encarrega-se quase sempre de deixar as coisas no lugar, como um filtro. Mas importa não insistirmos no que não nos traz nada saudável...que acontece tanto por causa da carência que tanta gente sofre.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Olga��
    Por acaso o termo em si só este ano e que me parece ouvir com mais insistência. Mas qualquer que fosse o nome dado anteriormente, o resultado é o mesmo: não somos todos amigos. Há diferentes graus de conhecimentos até chegar à amizade verdadeira que é coisa rara. O problema que vejo é pessoas a agarrarem-se desesperadamente a quem não é amigo, e depois até se desligarem falam imenso mas nunca cortam com essa pessoa. É só ela fazer um sinal e lá volta tudo ao mesmo. E mesmo quando cortam é como se fosse um membro fantasma que ali está, a doer....
    Como dizes, a vida é feita escolhas e encarrega-se de pôr no seu devido lugar aquilo que à partida parece o fim do mundo. Tudo tem o seu lugar mas demora até lá chegar, tem que se dar tempo ao tempo. E nesta era de pressas, por vezes não se dá esse tempo e acaba-se por ficar preso a algo ou alguém simplesmente para não se ficar com sensação de vazio.
    E havia muito mais a dizer, sem dúvida...

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Muito bom, novamente!
    Acho que fazemos isso ao longo da vida. Escolhemos com que nos queremos dar. Ponto final. Excepto a família, que não podemos escolher, mas podemos aprender a lidar com eles.
    Claro que há pessoas tóxicas, como sempre houve. Não acho que seja algo sequer de dar importância.
    Nós mudamos enquanto pessoas, logo as pessoas que nos rodeiam também podem mudar. Excepto aquelas que decidimos que a amizade valia a pena manter.
    Ponto final :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa!
      Sim, à parte da familia, que não escolhes e tens que aprender a lidar, tudo o mais é escolhas que se fazem. E como muito bem apontas, se nós evoluímos as outras pessoas também e por isso, deixamos de ter sintonias ou sinergias com essas pessoas e passamos a ter com outras.
      Penso que o principal é não dramatizar o que é simples.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Mais um excelente texto!
    Sim, o que não falta por aí são pessoas tóxicas e nós que aprender a lidar com elas e, simplesmente, afastar.
    E acho que faz parte a aproximação e afastamento, ao longo da vida. O importante é seguir em frente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tita
      Acho que o melhor a fazer mesmo é afastarmo-nos dessas pessoas, mas só não é preciso fazer tanto barulho para isso. São coisas normais da vida. Há pessoas que fazem um bicho de sete cabeças por tudo e por nada.
      Seguir em frente sempre.
      Beijinhos

      Eliminar