domingo, 24 de setembro de 2017

Historiquices de Outubro

Louisa May Alcott



Louisa nasceu em Filadelfia, no ano de 1832, filha de um filósofo e educador, Amos Alcott e de uma assistente social, Abigail. O seu pai era um transcendentalista, corrente de pensamento e educação que preconizava o alcançar da perfeição e o estar separado da restante sociedade consumista. Para isso, o seu pai deslocou várias vezes a família para comunas independentes, mas foram experiências sempre de curta duração, e de muito stress para toda a família.
Louisa tinha vários irmãos e irmãs e todos, à exceção da mais nova, foram educados em casa. Louisa recebia a sua educação maioritariamente de seu pai, mas também de nomes sonantes como Henry David Thoreau, Nathaniel Hawthorne e da jornalista Margareth Fuller. Pensa-se que a grande inspiração para o seu maior sucesso - Mulherzinhas - vem da sua própria família, nomeadamente as suas várias irmãs.
Como a família estava sempre em risco de pobreza eminente, Louisa desde muito cedo que se empregou como professora, costureira, etc.

Possivelmente, pela sua educação exigente e muito variada, ela sempre foi uma feminista, uma abolicionista - isto antes da guerra civil americana, onde ela trabalhou num hospital de campanha - e defendia o sufrágio feminino. Aliás, foi a primeira mulher a recensear-se para votar, na sua cidade. Nunca teve uma relação amorosa significativa com ninguém, além de um jovem polaco, mas os diários onde ele era mencionado foram apagados. 

Por tudo isto e mais, vamos ler e ver obras desta escritora espantosa - e bastante profícua.

Livros



Filmes

Movie Trailer   Mulherzinhas

Movie Trailer Litle Men

Movie Trailer An Old Fashioned Christmas

Kisses da vossa Geek



4 comentários:

  1. Eu vi o filme "Mulherzinhas" e tive um livro que era daqueles da Condesse de Ségur, lembras-te? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mulherzinhas vi há que tempos. A Susan Sarandon estava espetacular como Mae.
      Nunca tive nem li os livros da Condessa de Ségur....

      Eliminar
  2. Lembro-me de em miúda ter lido Mulherzinhas e Boas Esposas (edições da minha mãe) e adorei! E julgo que o ano passado, voltei a reler e, uma vez mais, fiquei rendida.
    A ver se no próximo mês consigo ler Homenzinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só li o Mulherzinhas e não me impressionou por aí além.
      Boa! Não conhecia este titulo dela. Fico à espera da tua opinião.

      Eliminar