sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Historiquices de Setembro


Agatha Christie
Para a reentré, uma senhora muito especial e rainha do crime em todo o mundo. Falo de Agatha Christie, a escritora mais reconhecida  e uma das mais prolíficas, mundialmente.
Agatha nasceu em Devon, em 1890, filha de pai americano e mãe inglesa, sendo a terceira criança do casal. Em 1896, a família muda-se toda para França e Agatha recebe toda a sua educação em casa, através de tutores e professores particulares. Aos 16 anos ingressou numa escola em Paris, sitio para onde iam todas as meninas bem nascidas e que desejavam receber uma educação mais formal. Ela saiu como uma excelente cantora e pianista.
Parecia tudo encaminhado para uma vida feita de festas e champanhe? Nem por isso. Ela conhece o seu primeiro marido, Archibald Christie e logo estala a I Guerra Mundial. Ele, sendo Coronel da Força Aérea Britânica vai imediatamente para frente e, a ela, durante a Guerra, é-lhe dado um trabalho muito proveitoso: enfermeira voluntária num hospital, imaginem onde? Na farmácia. Onde tinha acesso a todos os venenos. Ela própria confessa que foi esse trabalho que inspirou muitos enredos de livros.
Depois, vem a parte da vida dela que mais parece saída de um dos seus livros. Após o pedido de divórcio de seu marido, ela desaparece de casa, estando em parte incerta durante 11 dias. São feitas buscas inclusive de avião, coisa que nunca antes tinha acontecido. Ela é encontrada num hotel, com um nome falso e alegando uma amnésia. Nunca foi explicado o que realmente aconteceu, mas pensa-se que foi uma vingança do marido. Mas, até hoje, o mistério perdura...

Mesmo após o divórcio mantém o nome Agatha Christie, pois já na altura era uma escritora publicada e consagrada e, passado um tempo, casa com Max Mallowan, arqueólogo, o que fez com que ela viajasse muito ao longo dos restantes anos de vida e adquirisse conhecimentos em variadas áreas relacionadas, o que lhe permitiu escrever livros como Morte na Mesopotâmia e Morte No Nilo.
Não preciso de fazer uma lista exaustiva de seus livros e respetivas adaptações, pois eles são muitos e estão todos acessíveis em língua portuguesa.
Em termos de leituras, irei apenas destacar os de não ficção, dos quais eu irei ler um.

Livros




Documentário

Documentário de 2013 da ITV com a participação de David Suchet e o neto de Agatha Christie

Documentário biográfico Agatha Christie´s Garden

Kisses da vossa Geek

6 comentários:

  1. Vou participar e pela primeira vez vou ler Agatha Christie :)

    ResponderEliminar
  2. Vou participar!!
    Tenho a autobiografia, em inglês, mas não sei se me vai apetecer ler. Mas tenho um livro da AC, por ler, que estou a guardar para ler este mês =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fixe!
      Com o teu ritmo até podias ler na boa, mas é preciso disposição para ler uma bio, eu também compreendo isso.
      Eu vou ler Os Cadernos Secretos, que comprei em promoção de propósito para este projeto. Tem 2 histórias inéditas do Poirot.

      Eliminar
  3. Olá!!!
    Vou participar. Ainda li poucos livros da autora e quero ler mais :)
    Conta comigo. Assim que decidir o que vou ler partilho ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Isaura
    Fixe! Ainda bem que participas. Ler AC é verdadeiramente um prazer.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar