domingo, 21 de maio de 2017

Projeto Historiquices
Junho
Pearl S. Buck

Chegámos ao meio do ano! Passou depressa.

Para este mês de Junho, escolhi uma escritora acerca da qual, não vejo grande hype em volta. Uma mulher que ganhou um Pulitzer e um Nobel.

Pearl Sydenstricker Buck nasceu em Hillsboro,  West Virginia e aos 3 nos de idade, os seus pais missionários foram viver para a China, levando-a com eles. Ela praticamente viveu toda a sua adolescência nesse país e ficou grandemente marcada por ele. Aos 15 anos, trabalhou num abrigo para mulheres escravas e prostitutas, o que fez com que a cultura chinesa, as suas ideias acerca da posição das mulheres, o ambiente quase medieval que se vivia à época, se refletisse mais tarde, nas suas obras.
Foi estudar psicologia para os Estados Unidos e, depois de se formar, voltou à China, para ensinar numa escola: casou e viveu lá, até á Guerra Civil, quando foi evacuada para o Japão, e daí para a América. Ela nunca mais foi autorizada a voltar à China, o que muito a desgostava. O governo chinês sempre recusou os pedidos de visto, alegando que ela era uma "agente imperialista".
Sendo amiga da Primeira-Dama Eleonor Roosevelt, e, muito antes de sequer se ouvir falar em movimentos de direitos civis, já ela tinha fundado um movimento, que advogava igualdade de direitos para as mulheres e igualdade racial.
Pearl S. Buck foi uma escritora muito prolífica, escrevendo desde romances, contos, não-ficção e programas de rádio. A maioria dos seus livros foram adaptados para filme.
A cultura chinesa sempre foi bastante focada nas obras dela, sendo a Flor Oculta tida como  a "tradução" para livro da ópera Madame Butterfly, pois o enredo tem as mesmas questões e os mesmo temas a serem focados.

Livros










6 comentários:

  1. Nunca li nada da autora mas parece que chegou finalmente a hora de experimentar =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que já li sobre os livros dela, é tudo muito positivo. Estou ansiosa para ler....

      Eliminar
  2. Li o terra abençoada e gostei muito. Agora tenho lá o 3 que é o casa dividida e ando a procura do segundo, os filhos de Wang lung,mas só encontro exemplares muito velhinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou ler o Há Sempre Um Amanhã que encontrei novo numa feira de velharias e vou ler também o Terra Abençoada. Espero uma grande leitura!

      Eliminar