quarta-feira, 22 de março de 2017

Opinião

A Linguagem Secreta das Flores

Advertência:
Se pensam que este é um livro light e fofinho tal como o título e capa sugerem - desenganem-se. Este é um livro de emoções fortes e de sentimentos profundos.

Victoria Jones teve uma infância que ninguém deseja - penso até que seja o terror de qualquer pessoa: ela foi abandonada em bebé e levou toda a sua vida, até aos 18 anos de idade, a ser colocada em casas de acolhimento e em possíveis pais adoptivos, que nunca se traduziram em alguém que lhe quisesse mesmo dar um lar e uma família.
Com 18 anos, o estado americano declina mais responsabilidades. É altura de as crianças ditas "no sistema" se fazerem à vida e tentarem sobreviver, com o pouco que lhes foi incutido nestes anos todos de rejeição, em famílias absolutamente desestruturadas. 
Victoria é uma dessas adolescentes que, não tendo praticamente nenhum ensino formal, quanto mais uma profissão, são postas em halfway-houses até que consigam se sustentar por si próprias. Ela adora flores, sempre foram a sua paixão, mas ela aprendeu mais a sério o significado escondido de cada flor com a sua mãe de acolhimento mais significativa, Elizabeth, a que esteve quase a adoptá-la.
Victoria não gosta de comunicar com palavras, por isso aprender a linguagem secreta das flores, uma arte da época vitoriana, foi o modo de se começar a relacionar com o mundo exterior e de passar mensagens ás outras pessoas, sem efectivamente dizer nada. Pois ela não tem vontade de ter qualquer contacto, intimo ou de amizade, com quem quer que seja.

Renata é a dona de uma florista que decide contratar Victoria pela extrema habilidade que ela denota com as flores e com a sensibilidade que ela mostra, ao conseguir "emparelhar" clientes e arranjos florais. Ela passa a ter clientes só mesmo dela, que a procuram para que possa traduzir num ramo de flores, as mensagens ou os anseios que não conseguem expressar. Ela tem sucesso e gosta do que faz, pois parece mesmo talhado para ela. Mas uma série de coincidências e de encontros inesperados vão dar uma reviravolta completa na sua vida e ela vai, mais do que nunca, necessitar da calma que encontra nas suas adoradas flores, que nunca lhe mentiram nem nunca lhe exigiram mais do que ela estaria disposta a dar.

Este será o ponto de partida para uma história que tem tanto de inocente como de profundamente emocional. Eu, que não sou de chorar com livros, chorei abertamente com este, pois sem ser lamechas - que não é - conta a história de alguém tão traumatizado com a solidão e rejeição, que pensa que ela própria é indigna de amor e de proximidade, que irá sempre fazer toda a gente infeliz. Também emocionei-me pelo facto de ela apenas se conseguir relacionar com os outros a coberto das flores, e não por ela própria - não imagino como será estar fechada em si mesma de tal modo que só encontra esta maneira de se expressar.

Confesso que peguei neste livro com receios de ser demasiado "romance de cordel", mas fiquei extasiada com a qualidade da escrita e do enredo, que se passa em duas épocas distintas, mas bem demarcadas, com capítulos separados e curtos.

E vocês, já leram? Têm curiosidade? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek

6 comentários:

  1. Eu quero muito ler este livro porque deixaste-me curiosa.
    Já o pus no olx mas ainda não há...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vanessa ( miss livrinhos) comprou hoje no olx.
      Vais gostar tenho a certeza.

      Eliminar
  2. Hello,
    Já conheço há muito tempo este livro e tenho sempre a sensação que vou gostar. Parece ser o meu tipo de livro. E agora com a tua opinião, mais ainda.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que com esta capa e título pensava que era romance de cordel. Mas como é o livro favorito da Modern Mrs Darcy, um podcast que costumo ouvir e que confio, arrisquei.
      Gostas de certeza.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Realmente a capa e o título enganam muito pois se visse o livro, nem pegava nele. E agora com a tua opinião, deixaste-me mesmo muito curiosa! A ver se o encontro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de lamechices apesar de ser a história triste, mas está bem contada. Não te arrependes.
      Beijinhos

      Eliminar