domingo, 14 de janeiro de 2018

Classificar livros....
o inferno pessoal de qualquer livrólico



Ao rever o meu ano de leituras no Goodreads, apercebo-me que é algo que, realmente, é duvidoso. Tirando gostos pessoais à parte, mesmo nos livros que lemos em comum, temos visões diferentes.

Cada um de nós - e por isso, as leituras conjuntas são muito interessantes - retiramos coisas distintas do mesmo livro. Podemos todos dar a mesma classificação - as famosas "estrelas" - mas podemos dar, considerando aspectos diversos.
Vou referir a minha classificação do livro Mulherzinhas. Li faz quase 10 anos, ou seja, já li bem adulta, não me impressionou por aí além. Mas dei 4 estrelas. Consigo ver o valor da obra enquanto clássico juvenil, que já li tarde, e consigo ver o valor da escrita e da mensagem intrínseca do livro. Mas para mim, foi uma história branda e muito moralista, para dizer as primeiras coisas que me ocorrem na mente.
Já classifiquei experiências de leitura como A Rapariga no Comboio. Não se pode dizer que é uma obra de arte, mas o facto de me ter impelido pelas páginas fora mereceu-me 5 estrelas. Sendo franca: será que se me pedissem uma recomendação de leitura, o recomendaria, assim às primeiras? Não. Porque não considero que seja um livro particularmente bem escrito. Apenas bem engenhoso, com uma trama interessante. Só recomendaria a um aficionado de thrillers.

Dou por mim a pensar que seria melhor classificar os livros a "frio". Classificamos os livros quase no minuto em que os acabamos de ler, quando a experiência de leitura e os pormenores estão frescos na nossa mente. Mas, e depois de um mês? 6 meses? Será que voltaríamos a dar as mesmas classificações? O livro persistiu connosco nesse tempo todo? Possivelmente não. Muito poucos têm essa qualidade de persistir e são esses que se transformam, se não em livros da vida, pelo menos em favoritos.

Tal como no ano passado me desafiei e não pus número de livros a ler no Goodreads, este ano vou fazer algo neste sentido. Irei dar os livros como lidos, mas não irei logo classificar. E vamos ver se saem classificações mais de acordo com o que realmente me fica dessa leitura.

E vocês - já mudaram classificações de livros só porque já não concordavam com elas?

Kisses da vossa Geek

12 comentários:

  1. Às vezes classificar um livro pode ser um drama :)
    Eu às vezes estou a dar uma vista de olhos nos livros do goodreads e mudo classificações, uma estrela a mais ou a menos. E depois, quando vou dar as estrelinhas, penso cenas do género: "Adorei este livro! 5 estrelas, sem dúvida. Mas não é 5 estrelas tipo "Crime e Castigo", nem sequer são comparáveis. O Crime e Castigo é uma obra prima, este não..." Ponho-me a fazer comparações o_o
    Mas como adorei dou as 5 estrelas na mesma... talvez fosse mais justo de 1 a 10!
    Gosto destas problemáticas que trazes para o blog :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exatamente isso. Há livros que adorei a experiência de leitura, mas dentro do seu género. Não se pode comparar Crime e Castigo à Paula Hawkins, embora ambos nos tenham dado uma excelente experiência de leitura. Mas se dás ao C e C 5 estrelas, mas gostaste igualmente do chick-lit, como destrinçar? Só com uma opinião escrita é que se pode pormenorizar que sim, foi divertido ou que sim foi uma grande obra da literatura.
      Classificações de 1 a 10 baralham-me muito. Penso que de 1 a 5 e com meias estrelas estava óptimo.
      Obrigada Anabela. Um beijinho

      Eliminar
  2. Eu classifico os meus livros a frio! Às vezes não gosto particularmente de um livro mas dou-lhe valor (como tu com as Mulherezinhas); dei 4 ao Jane Eyre, por exemplo, exactamente por esse motivo; mas se calhar até dei um 5 a um dos "Hunger Games", porque me divertiu. Dou notas mais pelo factor entretenimento/ter gostado, independentemente do valor que acho que o livro tem, embora esse valor possa pesar. Não tenho problemas nenhuns com isso e nunca volto atrás :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas classificas a frio! É isso que vou testar durante este ano e ver se fico mais satisfeita com as classificações que dou, ou não. Se ficar, é para continuar.
      Com o Mulherzinhas dei valor ao "peso" da obra, até porque se ela persiste na minha cabeça, possivelmente está em falta uma releitura, para ver o que realmente sinto com ele, não é? Eu dei 4 estrelas à Sophie Kinsella simplesmente pelo factor gargalhada, que não é de descurar. Ri que me fartei e classifiquei de acordo com esse factor. Eu penso que o factor entretenimento/o que nos fez sentir é importante, mesmo para conseguirmos passar aos outros porque é que classificámos assim e não de outra maneira. Eu dei 3 estrelas ao 1984 porque achei o livro muito "truncado", nunca me apetecia pegar nele, apesar de achar o conceito e noções nele contido de uma clarividência incrível. Mas não gostei da experiência de leitura.
      Mas se nunca voltas atrás, é porque classificas de acordo com o que ficas do livro.

      Eliminar
    2. agora estou-me a sentir super parva - queria dizer que não classifico a frio :x o factor entretenimento/sentimentos a ler é fundamental para mim, porque posso reconhecer que um livro é bom em vários sentidos mas achá-lo uma seca. tipo "o deus das moscas" - reconheço o mérito, mas achei uma seca desgraçada. basicamente como tu com o 1984... (prefiro o "animal farm"! já leste?)

      Eliminar
    3. Ah certo.
      Não, ainda não li o Animal Farm, mas queria e ainda durante este ano.

      Eliminar
  3. Olá! Eu avalio os livros de acordo com o que achei da história e aquilo que senti ao ler. Tento sempre avaliar o livro com calma, então só passados dois, três dias é que faço um video/post a dar a minha opinião. Eu posso reconhecer o valor da obra e até o mencionar nas minhas opiniões, mas se não me transmitir algo ou não me disser nada, a classificação que lhe vou atribuir vai ser menor.
    Gosto muito do post! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E penso que é assim que se conseguem classificações mais perto daquilo que te fica da leitura. Porque lemos muitos livros e por vezes penso que não nos damos tempo suficiente para percebermos o quanto gostámos desse livro, qual o lugar dele.
      Obrigada Babii. Um beijinho

      Eliminar
  4. Uso a classificação do Goodreads (1-5 estrelas), mas por vezes sinto a necessidade das meias estrelas. Houve uma altura em que usava uma escala de 1 a 10, mas para mim eram demasiados níveis e raramente atribuía classificações muito baixas, por isso mesmo assim acho a do GR a melhor.
    Eu costumo atribuir a classificação assim que termino a leitura, normalmente baseada no critério da emoção que me despertou. Acontece muitas vezes, algum tempo depois, olhar para a pontuação que dei e não perceber porquê. É frequente o impacto sentido na altura se desvanecer, o que revela que talvez não tenha gostado assim tanto. Mas não mudo classificações, porque quero que elas representem o que senti na altura ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, a classificação de 1 a 10 ou 1 a 7, como já vi umas meninas usarem, só confunde ainda mais. Penso que se o GR introduzisse as meias estrelas ficava um sistema perfeito, ou tão perfeito quanto algo pode ser.
      Exato! Ao mudar as classificações, também vais perder o registo, por assim dizer, do que achaste na época em que leste o livro, que emoções ele te despertou. Pode não ser a mais adequada agora, mas um dia, já foi muito certeira. Não tinha pensado nesta vertente...interessante. Muito pertinente e bem apontado.

      Eliminar
  5. Eu classifico a quente, assim que termino o livro...porque a classificação depende muito do que o livro me faz sentir. Mas várias vezes, depois de pensar sobre os filmes, altero a classificação. Ainda assim, eu classifico os livros mas de forma relativa, na minha cabeça encaixo-os em determinada prateleira e classifico de acordo com o género em que se insere. Não comparo livros. Se não fosse assim, seria muito injusto. Não comparo Rainbow Rowell com Vergílio Ferreira...e gosto muito de ambos...mas cada um no seu sítio. As classificações valem o que valem, mas a verdade é que induzem muita gente em erro e levam as pessoas a ler livros que às vezes não são assim tão bons...por isso é que tento sempre, além da classificação, escrever qualquer coisa complementar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e faz todo o sentido - podes gostar de Vergílio Ferreira e de Rainbow Rowell, mas cada um tem o seu espaço, não podem ser equiparados. Tal como dei 5 estrelas à Rapariga do Comboio, que não vão ser as mesmas 5 estrelas que poderei dar ao Guerra e Paz, que estou atualmente a ler. O classificar a quente, pontuas a tua experiencia de leitura ali, já. E que mais tarde, pode não ser essa. E mesmo que seja, porque pôes os livros nas suas diferentes "prateleiras", ainda assim pode sofrer alterações.
      É tudo muito relativo, porque se é verdade que classificamos experiencias de leitura, as estrelas por si só não dizem nada e induzem em erro - é como dizes: tem que se escrever algo suplementar, para destrinçar o que aquelas classificações querem dizer, se não alguém pega no mesmo livro e fica com a sensação de "ai que porcaria de livro" porque pegou nele baseado apenas na classificação.

      Eliminar