segunda-feira, 13 de novembro de 2017



E este cantinho faz um ano !!
Agradeço a todos quantos seguem, comentam e me fazem ter a perceção que sim - estou cá e já tenho o meu lugar!
Como não poderia deixar de ser nestas alturas, faz-se um balanço.
O blog, que começou por ser só literário, agora expandiu (ou definiu-se) como um espaço de discussões às vezes livrólicas, às vezes nem por isso. Mas um espaço de discussão e partilha de ideias, de eu desabafar as minhas visões sobre determinados assuntos e ver se estou completamente louca.Tenho alturas que penso que sou só eu que penso assim sobre determinado assunto, e afinal, descubro que não. E vou partilhando essa minha loucura.
Quero continuar a fazer deste espaço um espaço dedicado à leitura, às séries e filmes e ainda mais - ao exercício do pensar. Porque isto de pensar é como exercitar um músculo: quanto mais fazemos, mais definido fica. Gosto de refletir sobre os assuntos que parece que mais ninguém fala, parecendo haver algumas "vacas sagradas", em termos de discussão.
Mas, como aniversário não é aniversário sem haver aqui um "presente", vou então anunciar o que pretendo apresentar aos leitores/seguidores deste blog:
Tão somente um propósito, que pretendo levar até ao infinito - ler mais autores portugueses.
Ultimamente, tenho tido muito mais apetência por autores nacionais do que por estrangeiros. Mas o desafio, para mim,  está em ler fora do "circulo dourado", que referi no meu post. Esses não precisam de mais publicidade. Já descobri imensos autores, ao pesquisar na internet, em assuntos que me dizem tanto quanto os históricos, dos quais nunca ouvi falar. Vou, então, experimentar e dizer de minha justiça, o que se pode ter em conta e o que é para passar adiante.

Irei também ler dentro de um género muito desprezado em Portugal, um movimento conotado com o comunismo e que surgiu em países com o nosso, Itália e Espanha: o neorrealismo. Irei ler as obras primas, de autores esquecidos e até malditos, desse movimento estético e cultural.
De um modo geral, pretendo aumentar as minhas leituras neste sentido, porque iniciativas tópicas, são boas - qualquer iniciativa neste sentido é valida - mas parecem muito redutoras, quando são concentradas em espaços de tempo delimitados. Então, é em um mês ou uma semana que se vai chegar às obras primas da literatura do nosso país? Eu preconizo que deve ser um propósito a longo prazo - que tal o resto da vida? - sem pressas, sem prazos .

E já repararam que uso o termo "propósito" e não "projeto" ou "desafio"? É porque não me quero limitar nem impor nada. 
É claro que irei ler os outros autores de que gosto e os outros livros na minha estante - não vamos cair no exagero, nem é isso que me proponho. Antes um descobrir da boa literatura que fazemos, que é tão boa (ou tão má) quanto a que vem de fora, só menos, muito menos, divulgada e apreciada.

Para este propósito, criei a hashtag #autorespt365, que irei usar sempre que ler livros de autores nacionais ou lusófonos - também se aplica a eles. E vocês todos, estão à vontade para também usarem a hashtag e incluírem mais português na vossa jornada literária.
Porque devemos conhecer de onde viemos, para saber para onde vamos.

Kisses da vossa Geek

4 comentários:

  1. Muitos parabéns por um canal do blog, ainda me lembro quando começaste!
    Keep up the great work! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dora e tu - e todos - que vejam! Espero fazer cada vez melhor.

      Eliminar
  2. Muitos parabéns, Elisa! Que seja o primeiro de muitos anos =D

    ResponderEliminar