quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Comentar ou não comentar....nem se põe a questão



Porque é sempre - sim! Comentem, digam de vossa justiça, falem.

Eu já estive - e durante muitos anos - no lado de apenas consumidora de blogs e canais. E sim, dá uma certa timidez de comentar. Ao fim e ao cabo, não conhecemos a pessoa de lado nenhum, nem a ela a nós (em princípio), há sempre um certo pudor, pois parece que estamos a espreitar o diário da mana mais velha, às escondidas.
Eventualmente, há aquele dia em que perdemos a vergonha e comentamos. E nada de mal acontece! Felicidade! Falamos e alguém nos ouviu e mais ainda - respondeu. Ficamos eufóricos e a partir desse pequeno momento, começa a desenvolver-se uma relação interessante entre duas pessoas, que são completas estranhas uma da outra. 

Estando agora do lado de produtora de conteúdos, o haver comentários é fundamental. Não basta pôr o like. Há que comentar. Não estou aqui a "obrigar" ninguém, mas realmente é uma grande parte do "porquê" de estar aqui, a editar posts, gravar vídeos e a gastar horas a editar. Uma grande fatia é por gosto e realização pessoais, sem dúvida -  nunca iria para a frente, com este tipo de projetos, se assim não fosse. Mas, a outra grande fatia, é pela interação gerada, pela sensação de pertença a uma comunidade, com os mesmos gostos que eu.
Nos comentários é que vemos qual o feedback do nosso público, o que desejam ver em futuras rubricas/posts/videos.
E, a não ser que nos calhe um troll, todos os comentários são bem-vindos até aqueles a discordar connosco, desde que feitos com respeito e fundamentados. Gosto que me desafiem com comentários que me façam pensar. Mesmo que não concorde com o exposto, são esses comentários que, por vezes, acabam por acender luzes no meu cérebro, quando desafiado com uma lógica diferente da minha. 
Sei que há muita gente que lê blogs e vê vídeos e não comenta, por esquecimento ou por achar que o que vai dizer não é relevante....não pensem isso e arrisquem. Faz parte da experiência.

E vocês - fazem conteúdos? O que pensam? Ou, se forem só consumidores, comentam? Já tiveram alguma má experiência neste sentido?

Kisses da vossa Geek

14 comentários:

  1. Mesmo criando conteúdos - muitas vezes quando consumo os conteúdos dos outros continuo com alguns problemas a comentar. Às vezes não tenho nada a dizer e por isso deixo-me ficar no mesmo canto. O que nem sempre é a melhor atitude. Mas vou fazendo um esforço em ter algo a dizer, mesmo que seja um comentário curto. Porque como criadora de conteúdos sei que até um pequeno comentário é mais bem-vindo do que apenas o silêncio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim - eu também acabo por não comentar tanto quanto poderia. Mas contra mim falo: eu fosto muito de comentarios nos meua cantinhos e não é por mal que às vezes não o faço,nos outros. E também não são todos os conteudos que nos dizem algo ou que nos agradam. Mas o fazer sentir que há ali alguém é muito motivador.

      Eliminar
  2. A verdade é que nem sempre dá jeito comentar. Tantas vezes leio os posts no telemóvel, num tempo morto enquanto bebo café e depois, quando estou no computador, acabo por me esquecer.
    Mas concordo contigo. Gosto muito da interacção que acontece nas caixas de comentários. Acho que já fiz amigos nas caixas de comentários.

    Tento sempre, no blog, responder a todos os comentários, se há coisa que me irrita é deixar um comentário que implica resposta, às vezes até uma pergunta directa e não ter resposta... Isto acontece nos blog, no YT quase toda a gente (pelo menos os poucos que eu sigo) têm o cuidado de responder.
    Outra coisa que tento fazer é comentar nos blogs das pessoas que me deixam comentários. Acho simpático. Às vezes é difícil encontrar tempo e posts para o fazer, mas tento fazê-lo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha acontece-me o mesmo: vejo muitas vezes no telefone ou numa situação que não dá para comentar logo e depois...puft esqueço. E fico mesmo chateada comigo mesma. Porque gostei do que li ou vi e não dei o meu feedback.
      Eu gosto de comentar e ser respondida tal como respondo a todos os comentários que me fazem. Acho que faz parte de uma "contrato" invisivel: se estou a ocupar espaço cibernético e a partilhar algo com as outras pessoas, quando elas comentam, é para responder. Se não quisesse feedback escrevia tudo num caderninho e guardava na gaveta,não é? Eu penso assim.

      Eliminar
  3. Por acaso um fenómeno que acontece comigo também é ter o hábito de comentar vídeos (de canais pequenos na maioria das vezes) e não comentar tanto os posts de blogs que leio... Ainda estou para perceber este fenómeno em mim e nos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes acontece-me ver videos em pescadinha, mesmo sem ser subscrita, e esqueço-me de comentar em blogs...mas estou a mudar isso.

      Eliminar
  4. Eu tento comentar sempre que posso...faço um esforço, por vezes. É um "está aqui alguém que vê/lê o que crias"...é o mínimo que posso fazer. É reconhecer o trabalho que as pessoas têm. Não acho que as pessoas tenham de comentar sempre ou que os autores tenham de responder sempre...mas quando recorrentemente não há feedback, é irritante. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olga, tu comentas imenso! Nãi pecas por falta. E também nem todos os assuntos/ temas te irão interessar necessariamente, quer pelo assunto em si, quer pela.forma como foi conduzido. E isso nada tem de mal - nem sempre se acerta no tom, não é? Mas ao comentares sempre que te diz algo é muito bom e motivador para quem está deste lado.
      Isso de os comentários ficarem por responder é que não pode ser - falta de respeito.

      Eliminar
  5. Gosto muito da interacção no blogue e canal e há aquelas pessoas que comento sempre (ou quase sempre), seja nos vídeos ou nos blogues.
    Mas sim, também sou culpada, pois não comento tanto em blogues como se calhar deveria.
    E acho muito importante responder sempre aos comentários!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tita não fazemos tudo aquilo que gostariamos porque o tempo não é elástico. Mas isso não é desculpa para levar 2 meses a responder a um comentário deixado. Isso é que não pode ser, porque essa pessoa viu ou leu o que fizemos e dispôs-se a deixar feedback - isso é falta de respeito pelo público.

      Eliminar
    2. Concordo contigo! E sim, é uma falta de respeito, ou demorar tanto tempo ou até não responder, porque também há dessas pessoas que nunca respondem.
      E também acho de "bom tom", comentar nos blogues e canais que também também comenta nos meus mas há pessoas que só olham para o próprio umbigo, principalmente nos canais. Enfim!

      Adoro estas tuas publicações! São sempre muito interessantes e não tens medo de "pôr o dedo na ferida" e assim é que é =D

      Continua, continua =D

      Eliminar
    3. Sim - há pessoas egoístas que gostam que comentem nas coisas delas mas depois não retribuem ou se comentam é como se fosse dar pão aos pobres: ora toma lá um lol e uma balela e estás tratadinho.

      Ora essa Tita - muito obrigada! Mas isto são coisas que toda a vê mas que não falam, não sei porquê...e tudo se pode abordar, desde que dentro do respeito e com fundamentos sólidos.

      Eliminar
  6. É verdade! Eu antes de criar o blogue também não comentava. Achava que valia a pena, mas depois percebi que realmente importa. E o que é bom é esta interacção entre todos.
    Tento sempre comentar blogues ou canais de pessoas que comentam o meu e respondo sempre aos comentários do blogue. Se há coisa que me irrita é a falta de resposta por parte dos outros.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de criar blog e canal também via muita coisa sem comentar. Agora comento, porque comecei a perceber a dinâmica entre criador/publico.
      Sim, a falta de resposta ou a resposta muito espaçada no tempo não é algo que me disponha a seguir esse blog ou canal. Sinto que há aí uma dose de falta de respeito que eu condeno.
      Beijinhos

      Eliminar