terça-feira, 18 de julho de 2017

Projeto 1 ano com a Jodi

Opinião
Compaixão

Este foi o livro eleito para o arranque deste projeto, que consiste em todos os meses, ler conjuntamente um livro designado por mim, pela Dora e pela Isaura.

E...é certo que demorei muito a fazer a opinião. E porquê? Porque este livro não me agradou nem um pouco.
Este blogue não é só para cantar loas a coisas boas: também serve para eu dar largas ao que não gostei e este livro, realmente, não gostei nada.

Fiquei a saber durante a leitura conjunta, com as outras meninas, que este tinha sido um dos primeiros livros a serem escritos pela autora. E nota-se. Muito. O estilo de escrita e o tipo de abordagem aos temas, que me habituei apenas com um livro - No Seu Mundo - parece a quilómetros de distância deste Compaixão, que a tempos me pareceu um Outlander re-mastigado, a tempos pareceu um romance de cordel dos antigos e no geral muito pouco se salvou neste livro.
O Cameron é o xerife/chefe de clã da cidade de Wheelock, sitio onde praticamente todos são primos e aparentados uns dos outros e vê-se a braços com a situação de um primo, que alegadamente matou a sua esposa, por esta lhe ter pedido, pois estava  nas fases terminais de um cancro incurável.

Esta premissa assim descrita, parece garantia de uma leitura cheia daquilo que a Jodi Picoult é boa: assuntos atuais e controversos, onde ela dá bastantes informações e nos leva a pensar "e se fosse comigo?", de modo que parti para esta leitura a pensar no tema tão atual quanto a eutanásia. Mas estava errada.
A parte interessante do conflito é passada virtualmente para 2º plano, pois começa a haver um romance que se torna central, e que vai retirar importância a este assunto.
Não houve uma real reflexão no impacto que o cancro tem nos elementos do casal nem na sociedade, no que eutanásia implica quer para quem morre, quer para quem fica - nada.
O que tive de sobra foi machismo, subserviência feminina, clichés dos maus e uma vontade enorme de mandar o livro à parede. Acima de tudo, foi mais um romance romântico, que não sou fã, do que um romance que me fizesse pensar ou aprender algo.

E vocês, já leram? Querem ler? O que acharam, se já leram?

Kisses da vossa Geek


4 comentários:

  1. É a segunda vez que tento escrever um comentário - com piadas - e que isto não grava. Assim sendo, deve ser um sinal divino, vou tentar algo mais sério e dizer que é uma pena que os comentários não tenham entrado porque eram ambos a falar muito bem do livro (not) e poderiam ficar para a prosperidade na internet. Perderam-se dois grandes comentários. xD

    Bom...o livro é mauzinho mas já li pior e não me fez mal. =) A não ser que sejam fãs incondicionais da Jodi, não vale a pena perder tempo com este livro. Outros melhores virão. =) Só tenho pena que não tenhas falado na tua crush, o Cameron. Esse que imaginaste como o protagonista (?) do Outlander. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu penso que foi sinal divino para falares à séria Olga.
      O Cameron foi descrito como o típico escocês e nesse sentido fez-me lembrar muito o protagonista do Outlander. Mas as semelhanças ficam por aí...pelo aspeto imaginado, pois o Jamie é uma personagem muito mais complexa do que o Cameron alguma vez foi.
      Sim, melhores virão certamente e também já li pior e ainda aqui ando. Mas se há coisa que detesto é perder tempo precioso com livros que não merecem.

      Eliminar
  2. Olá Elisa,
    Que pena! E uma grande chatice este livro não ter correspondido. Acho que sendo assim já não o leio. A probabilidade de não gostar é grande.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que não perdeste grande coisa, não. Foi uma pena, mas melhores virão concerteza.
      Beijinhos

      Eliminar