quinta-feira, 15 de junho de 2017

Será que a leitura tem sexo?


Ao contrário do que o título possa sugerir, não vou falar no género erótico, nem se determinado livro tem demasiadas passagens X-rated.
O que me proporciona esta reflexão é o facto de a maioria dos blogues e canais literários amadores serem feitos, quase em exclusivo, por mulheres. Homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, parecem como que desaparecidos do panorama literário português. Quase se poderia dizer que os homens, nesta faixa etária, não leem. Será verdade?
Nesta minha curta experiência de blogues e canais, vejo que os homens, entre os 30 e 60 anos leem. Bastante. Mas, se por um lado, não gostam de partilhar as suas leituras com o mundo - salvo raras exceções - o seu ritmo é mais baixo e inconstante que o das mulheres, e só pegam num livro que realmente os preencha.
O que pude constatar nos poucos blogs de homens desta faixa etária, é que, se tiverem que passar três meses sem lerem duas letras juntas, não é grave e não se stressam, por não fazerem conteúdo para o blog. Da mesma maneira, são capazes de ler um livro por mês, mas esse livro ser muito gratificante. Não se impressionam com os últimos lançamentos editoriais - pelo contrário: têm tendência para fugir de tudo o que lhes cheire a muito comercial. Gostam de aliar uma boa história e uma excelente escrita, mas, se tiverem que escolher, a boa escrita vence sempre um enredo mirabolante. Gostam de ler e refletir sobre o que leram.

E as mulheres? Nós somos buliçosas, serial-readers e sempre inquietas. Lemos 10 livros num mês e achamos sempre que foi pouco, que os blogues e os canais podem sofrer com a falta (imaginária) de conteúdos. Gostamos de um bom enredo e uma boa escrita, mas na escolha - iremos escolher sempre a história apaixonante - é o que nos faz virar as páginas, em rápida sucessão, para podermos saber o final. Enfim, gostamos de açambarcar a experiência de leitura toda, de uma vez.

Analisando: homens e mulheres veem os livros de ângulos diferentes, mas numa coisa são iguais - retiram o que os satisfaz do ato de ler um livro, e isso é sempre válido.

E vocês - acham que se aplicam estas diferenças?

Kisses da vossa Geek

4 comentários:

  1. Oh diabo, não me digas que sou homem...

    Acho que os homens lêem menos mesmo. O que é interessante se considerarmos que são muito mais publicados (para não falar de "lidos" ou "criticados") muito mais que as mulheres.
    O meu marido, por exemplo, praticamente só lê nas férias, no resto do ano as leituras limitam-se a jornais ou revistas.
    Não acho que os homens leiam melhor, conheço até bastantes que são muito preconceituosos em relação às leituras - só para dar um exemplo, uma vez pedi a um escritor que me desse uma sugestão de um livro escrito por uma mulher e ele não foi capaz porque não lê mulheres. Os homens têm a mania que lêem melhor e que há coisa de "literatura feminina", expressão que me dá uns nervos que nem imaginas...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehhe
      Aí está onde queria chegar: eles leem menos. E só leem quando lhes faz sentido, não porque têm que ler x livros por mês para se manterem no desafio do GR.
      O meu marido só lê jornais, por isso nem esse termo de comparação eu tenho. Mas tenho também a noção que há um certo "snobismo" dos homens em relacão ao que leem, que tal como apontaste, referem-se a literatura feminina, termo um tanto pejorativo, a meu ver. Se leem melhor? Depende do que escolherem ler, se lhes agrada muito ou não mas aí estamos todos em pé de igualdade: todos podemos apanhar barretadas.
      Mas isto tudo para dizer que sim - há diferenças no modo de ler. O destino final é ler bem, e isso é comum a nós todos. Agora, como se chega lá é que difere, apenas isso.

      Eliminar
  2. Olá!!
    Sim, os homens lêem de "maneira diferente". E concordo contigo, que o que difere é que eles não partilham as suas leituras com o mundo. Mas o meu marido não lê. Só nas férias. Mas já leu mais. Acho que todos temos fases.
    Mas acho que em comparação lêem menos que as mulheres.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa
      Sim, no fundo resumiste o que penso: os homens leem menos e não são tão propensos a partilharem aa suas opiniões publicamente (i.e. blogs/canais). Embora no GR haja uma percentagem grande de homens lá com opiniões feitas. Mas penso que não se reveem nos formatos que existem...penso eu.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar