terça-feira, 23 de maio de 2017

Opinião


O Ano da Dançarina

Entrei para este livro, sabendo apenas um pouco da sinopse e o muito que gostei da leitura de outro livro desta autora, Alma Rebelde.

Este é um romance histórico centrado no ano de 1918, em Portugal, durante o governo de Sidónio Pais, e ainda durante a razia que a pneumónica fez, num país atrasado sob todos os aspetos, enfraquecido com milhares de homens na frente francesa, fraco de mentes e de costumes.
Acompanhamos a família Lopes Moreira, de grandes posses e mais particularmente Nicolau, o primogénito da família, cuja desilusão amorosa o leva a listar-se impensadamente no Exército e, da qual volta, com uma deficiência permanente e com um trauma de guerra imenso para domar.
Ao mesmo tempo, vemos as tensões entre os sindicatos e o Governo escalarem de nível, a par com o começo da luta pela igualdade entre sexos, na pessoa de Bernarda e Eunice, irmãs de Nicolau e ainda de Cecília, uma "repórter" contratada por Bernarda.
A escrita foi me puxando devagar, mas sempre empolgante, durante a primeira metade do livro, e desse ponto para a frente, foi viciante e praticamente só larguei quando acabei. É uma escrita fluída, bonita, com detalhes mas não exaustivos, de modo a que fiquemos perdidos nas descrições. Tudo com conta, peso e medida, o que me agradou muito, pois num cenário tão rico, podia haver a tentação de cair em descrições demasiado extensas, que quebrariam o ritmo da narrativa. Tudo tem o seu lugar, propósito e dimensão certa.
Todos os personagens estão bem caracterizados e não são nada estereotipados. Acima de tudo, temos um retrato de sociedade fiel, bem feito, cheio de pormenores que o trazem á vida, tal como o contraste entre os muito ricos e abastados, banqueteando-se e divertindo-se noite fora pelos clubes noturnos e o povo, que mal tinha dinheiro para o pão nosso de cada dia. Enfim, as idiossincrasias deste nosso país, que tem condições fabulosas para viver, mas onde há gente que passa tão mal....
Para quem gosta de ficção histórica ou ainda de uma história bem contada, de uma autora portuguesa a ter em conta.

Kisses da vossa Geek

4 comentários:

  1. Olá Elisa,
    Já li os outros livros da Carla e adorei!
    Quero muito este livro pois sei que vou adorar!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita

      Ainda só li mais o Alma Rebelde dela, mas quero muito ler o resto.
      Vais gostar deste sim senhora - com toda a certeza.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá,
    Já tive a oportunidade de ler este livro e gostei imenso :D fiquei bastante marcada pelas personagens, que são tão vívidas e gostei muito da forma como a autora conseguiu passar informações sobre a época de forma tão subtil. E nem falo outra vez do estilo de escrita :D
    Deixo-te a minha opinião sobre "O Ano da Dançarina": http://paginasdeviagem.blogspot.pt/2017/05/o-ano-da-dancarina-carla-m-soares.html

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      Sim esta autora é fantástica e o modo de situar o leitor na época e no contexto socio-politico foi muito bem conseguido.
      Muito obrigada pelo link!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar