domingo, 19 de março de 2017

Vamos falar de ....

Audiobooks

Recentemente comecei a ouvir audiobooks.

Um deles já aqui tem opinião - Um Homem Chamado Öve - mas quero deixar aqui a opinião dos 2 mais recentes - na verdade acabei-os esta semana. Um deles ainda não foi traduzido e o outro foi, mas com sucesso bastante modesto.

Behind Closed Doors

Um thriller psicológico muito bem contruído, em redor da noção bem portuguesa de "entre marido e mulher, ninguém mete a colher". Grace tem um casamento feliz, uma casa fantástica e um marido perfeito. Mas será tanto assim? O que se passa entre 4 paredes?
O bom deste livro é ir sem saber grande coisa, pois o enredo está escrito de tal modo que vão-nos sendo deixadas pistas, mas enquanto não se tiver uma visão mais geral de toda a situação, não nos apercebemos que elas lá estão.
A tensão, o medo e a estupefação fizeram com que eu progredisse no livro, sempre em busca de explicações. Porque há situações que nunca pensamos que podem acontecer, mas elas foram descritas neste livro de modo verosímil,  e, o que é mais assustador - podem bem ser reais.
A narradora faz todas as vozes e tem uma entoação perfeitamente british, mas com ritmo, cadência e sentimento - fez-me sentir tudo o que se passava com a Grace.
O final, embora previsível, teve um desfecho inesperado, e, por isso congratulo a autora e lanço um apelo ás editoras portuguesas: o que é que estão á espera de editarem cá esta autora, que tem pelo menos mais um livro escrito?


Indecoroso (Unmentionable)

O subtítulo deste livro diz tudo: o guia para a dama vitoriana sobre sexo, casamento e conduta.
Este é um livro de não-ficção, sobre todos os aspetos que envolvem uma dama vitoriana, desde a sua roupa interior sem entrepernas - é o começo do livro - até à histeria, doença muito em voga entre as damas vitorianas de riqueza.
Este é o tipo de não-ficção que gosto - á parte de biografias - em que são focados aspetos específicos ao estilo "época vitoriana para totós".
O livro está estruturado como uma viagem no tempo. A autora começa por dizer que nós (leitoras) romantizamos demasiado a época, muito por culpa de filmes e livros, que não nos mostram toda a horrível verdade - que, quando vemos Orgulho e Preconceito, não vemos as ruas de Meryton como elas deveriam ser na altura: com excrementos de cavalo até aos tornozelos de quem se aventurasse a andar por ali.
Portanto, ela propõe uma viagem no tempo, e, em tom professoral e meio sarcástico, vai-nos guiando pelos diversos aspetos que compunham o dia-a-dia de uma mulher, em qualquer estrato social, na época vitoriana. Ela vai-nos dar conta de pormenores que nem aparecem em correspondência da época, por serem tão intrínsecos e normais, tal como nós hoje não nos referimos ao facto de tomarmos banho todos os dias, porque isso será um dado adquirido.
A narradora pôs-me a rir em voz alta por diversas vezes, tal o seu tom entre o jocoso e o condoído, pela nossa ineptitão ao navegar no século XIX.

E vocês - já leram? Têm curiosidade?

Kisses da vossa Geek

8 comentários:

  1. O primeiro mencionado vi a Vera Brandão a falar nele. O segundo mencionado já vi na biblioteca mas não tenho grande vontade.
    Sou incapaz de ouvir um audiobook. Acho que prefiro estar a ler realmente do que a ouvir o livro. Acredito que é bem menos cansativo para algumas pessoas e até mais fácil para terminar leituras mas para mim não dá. E já tentei ouvir há muito tempo atrás mas não, meus ricos livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é mais uma questão de aproveitamento de tempo: se hei-de ter que limpar pó, arrumar a casa, porque não fazer isso a ouvir um livro? Ás vezes não me apetece ouvir musica.
      Também aproveito para dar oportunidade aquelea livros que não sei se vou gostar.

      Eliminar
    2. Eu já não adormeço, nem estendo roupa, nem conduzo, sem eles, eheheheh!

      Eliminar
    3. Ya-quando não apetece musica esta é uma excelente opção.

      Eliminar
  2. Eu descobri os audiobooks há poucos meses e estou fã, já não passo sem eles.
    E é fácil dizer logo se me cativa ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bastam 20 a 30 minutos para perceber se te vai interessar ou não.
      Também fiquei fã.

      Eliminar
  3. Foram poucos os audiobooks que consegui ouvir até ao fim sem me distrair. Mas desses poucos, gostei bastante.
    A ver se começo a ouvir mais uns quantos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora não quero outra coisa quando vou caminhar ou arrumar a casa - já vou no Water for Elephants e estou a adorar. É uma questão de hábito mesmo

      Beijinhos

      Eliminar