domingo, 29 de janeiro de 2017



Opinião O Labirinto dos Espíritos



"A maior parte de nós, os mortais, nunca chega a conhecer o seu verdadeiro destino. Somos apenas atropelados por ele. Quando erguemos a cabeça e o vemos afastar-se pela estrada já é tarde, e o resto do caminho temos de fazê-lo pela valeta daquilo a que os sonhadores chamam a maturidade. A esperança não mais é do que a fé em que esse momento não tenha ainda chegado, que consigamos ver o nosso verdadeiro destino quando se aproximar de nós e saltar para bordo antes que a oportunidade de sermos nós mesmos se desvaneça para sempre e nos condene a viver de vazio, com saudades do que devia ter sido e nunca foi."



Como começar a opinião de um livro de 848 paginas, que não me deixou "pousada" um instante que fosse?


As emoções foram muitas, neste que é o último livro da (agora) tetralogia O Cemitério dos Livros Esquecidos. Foi um livro intenso, cuja ação não pára de nos dar voltas e twists vários e cuja escrita do autor nos envolve totalmente no ambiente de Barcelona, de finais dos anos 50.


Temos uma breve introdução, que nos vai situar em finais dos anos 30 e com o bombardeamento de Barcelona, altura em que Alicia Gris, uma criança perdida, é gravemente ferida.
A ação depois desloca-se para finais dos anos 50, acompanhando os Sempere, que nesta altura já tem o avô Sempere, o Daniel e a Bea casados e o pequeno Julián, nomeado como o autor do livro A Sombra do Vento, o qual propiciou os seus pais se conhecerem.
Em Madrid, acompanhamos Alicia e o seu mentor, Leandro Montalvo, naquilo que se poderia chamar os primórdios de um serviço de espionagem. Ela e Leandro ,em conjunto com outros agentes, trabalham na sombra para que a Espanha do Generalíssimo não se desintegre mais depressa do que seria expectável.


Tudo começa com o desaparecimento misterioso do ministro Maurício Valls, pessoa muito querida do regime. Ele desaparece um dia, deixando a sua filha Mercedes com um recado ininteligível e a sua esposa gravemente doente. Alicia e Leandro vão ser postos na pista do ministro, para perceber o que se passou e mais importante ainda - recuperá-lo com vida.


Com uma mudança de cenário para Barcelona começa, mais uma vez, o enredo a centrar-se no Cemitério dos Livros Esquecidos. Esse local mágico, onde todos os livros em perigo de desaparecerem encontram o seu lugar e protetor. É claro que os Sempere vão estar no centro da ação, com Alicia Gris, uma femme fatale com vingança no pensamento e rancor no coração, com Fermín Romero de Torres com a sua famosa verborreia, a sua Bernarda e todos os que moram nas redondezas da livraria Sempere e Filhos.
É uma narrativa que vai ter como livro de partida Ariadna e o Príncipe Escarlate de Vitor Mataíx, outro dos autores malditos daquela Barcelona dos anos 20/30,  um grande amigo de David Martín e que acabou por ser também seu companheiro de cela.


Este é um livro que nos faz devorar todas as páginas com igual interesse, não havendo momentos mortos nem quebras de ritmo, o que para um livro tão extenso até seria normal. É aqui que os grandes escritores se distinguem - quem consegue prender a atenção de um leitor sem se perder pitada de emoção ao longo de mais de 800 paginas tem que ser um escritor de exceção.
A escrita de Carlos Ruiz Zafón é como sempre clara, concisa e direta mas com o seu toque de sarcasmos e humor negro que acho delicioso.


" Que se afaste ou ver-me-ei na dolorosa necessidade de catapultar-lhe o saco escrotal até ao pescoço com uma joelhada"


Esta citação, entre muitas que poderia pôr da minha personagem mais querida, que é claro Fermín Romero de Torres, ilustra bem o tipo de humor e linguagem utilizada pelo autor. Mas todos, em maior ou menor grau são igualmente inteligentes. Os diálogos são fluidos, cheios de vivacidade que dá vontade de conhecer aquelas pessoas na vida real.
As personagens são ricas, densas, torturadas, com segredos, vergonhas, triunfos, baixezas - tudo o que o ser humano experiencia na sua vida.

Também a descrição de Barcelona e dos seus ambientes, nos transporta até lá de tal maneira que sentimos os cheiros, vemos as cores, andamos pelas Ramblas, subimos na Avenida Tibidabo e isso é uma absoluta delícia.


E vocês, já leram este livro? O que acharam?


Kisses da vossa Geek

10 comentários:

  1. Ainda só li o Sombra do Vento e adorei. Zafón é dos meus escritores preferidos há alguns anos, ainda nem andava nestas lides de blogs e booktubes. Tal como mencionas, adoro a forma como nos prende às histórias, como escreve e entrelaça os acontecimentos. Poucos conseguem fazer com que o leitor se prenda a cada página como ele o faz.. especialmente quando o livro tem 800 páginas!! Vou, sem dúvida, querer ler esta saga este ano ;)

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh vi agora que tens ali o meu blog nas tuas leituras habituais :) oooohhhhhhhhh love you my girl! :) beijinhos

      Eliminar
    2. Claro linda! O teu blog está ali para dar e durar hehehe
      Lê o resto do livros que vais adorar - se gostáste da Sombra do Vento vais adorar os outros.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Terminei também o livro no fds e adorei!
    Foi tão bom regressar a Barcelona e à escrita de Zafón!
    Concordo totalmente contigo =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tita ler este livro foi como regressar a casa! Adorei os ambientes, o Fermín e todos todos. Este autor é espetacular!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Epá já li aqui uma coisa que não queria, ehehehe...não li mais... (bem, mas também não tem muito mal...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que tive tanto cuidado com os spoilers....espero que não tenha estragado nada.

      Eliminar
    2. Só li o nome da esposa dele...mas quem me manda a mim só ter descoberto agora o Zafon? :)

      Eliminar
  4. Olá!!!
    Afina só li o primeiro livro. Tenho que tratar dos outros dois para depois atacar este :9
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura

      Pega-te a eles que não te arrependes.

      Beijinhos e boas leituras para ti também.

      Eliminar