domingo, 15 de janeiro de 2017



Historiquices de Fevereiro

Rainha Vitória

Em Fevereiro, a figura histórica que vai ser focada neste projeto será a Rainha Vitória de Inglaterra.

Monarca muito reconhecida a nível mundial - segundo um inquérito feito a nível internacional em termos de monarcas ingleses, aparece o nome dela junto ao do Henrique VIII, como os mais conhecidos.
Ela deu origem a uma era batizada com o seu nome, símbolo de tradições de família, de inovações em Inglaterra como a Revolução Industrial, apoio ao mais carenciados e religiosidade a par de opressão de tudo quanto não fosse bom, saudável, familiar. É dela a famosa expressão com que brindava as filhas, antes de casarem e de cumprirem os deveres maritais para "fecharem os olhos e pensarem na Inglaterra".
Mas Vitória não era assim na sua vida privada, pessoal. Ela era apaixonadíssima pelo seu marido Alberto, o qual, quando morreu, a deixou num vazio emocional e físico que muito a influenciou nestas suas atitudes.
Em termos de governo, ela tinha um apoio providencial dos seus vários ministros, sendo o Lord Melbourne o mais destacado a par com Benjamim Disraeli, que lhe davam conselhos e a guiavam pelo mar revolto da diplomacia de estado, visto que foi criada praticamente em reclusão por uma mãe autoritária e ambiciosa e o seu amante igualmente ambicioso e, por vezes violento, o que não a preparou em nada para o seu futuro papel de Rainha.

Seguem-se então algumas sugestões de leitura e de visionamento para esta figura bem conhecida e contraditória.

Livros







FILMES



Trailer aqui


Séries




Documentário

Deixo apenas o link para o mais recente, mas não está legendado.



Kisses da vossa Geek

8 comentários:

  1. OU vejo o da Emily Blunt ou o da Dame Dench.
    Conta comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou contando!
      O da Judy Dench ganhou alguns prémios cinematográficos e também me parece bem interessante.

      Eliminar
  2. Já vi o filme com a Emily Blunt por isso vou ver a série =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vou ver a série - aliás está a dar da rtp1 aos sábados à noite.

      Eliminar
  3. Uma grande rainha, mas acima de tudo uma grande mulher. Estou vendo a série Victoria na RTP e estou adorando. Também vi o filme A Jovem Rainha Vitória e li o livro da Isabel Machado, gostei muito de ambos :) Aconselho-te a ver The Crown da Netflix sobre a rainha Isabel II, a melhor série do ano (na minha opinião) :)

    Bitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Paulo

    Estou a gravar a série para ver durante o mês de Fevereiro, mas já estou a contar com uma grande série ou não fosse da ITV.
    Também vou ler o livro da Isabel Machado e estou ansiosa para lhe pegar. Espero aprender mais coisas sobre esta mulher tão contraditória, tal como aprendi ao ler sobre Inês de Castro.
    Como boa geek de história que sou, o The Crown já está na minha watchlist e não vai ficar muito tempo lá.
    Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Vou tentar ver o Emily Blunt!! Parece interessante!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      O filme com a Emily Blunt é muito bom. Já o vi há uns bons anos e digo que enquanto filme está espetacular. Outro que devo ver é o Sua Majestade, Mrs Brown por ter a Judi Dench - que adoro - no papel de Rainha Vitória e por retratar uma fase mais tardia do reinado dela.

      Beijinhos

      Eliminar