terça-feira, 24 de janeiro de 2017

As Minhas Fitas #1


Meus geeks, vou estrear aqui esta rúbrica, onde irei falar de alguns filmes que vi, quer há mais tempo quer recentemente.

Vou abrir com o meu favorito de todos os tempos: E Tudo o Vento Levou.

Produzido em 1939, com um orçamento milionário e vencedor de 10 Óscares da Academia, relata a história de Scarlett O´Hara, herdeira de Tara, uma grande plantação de algodão nos estados do Sul.
O filme começa com uma festa em Twelve Oaks, a propriedade vizinha, onde se encontra o amor de sempre de Scarlett, Ashley Wilkes. Mas Scarlett tem uma verdadeira de corte de pretendentes, todos candidatos a um sorriso e uma coqueteria da parte dela. Ela é uma southern belle de pleno direito!


Para essa festa, é convidado um ianque de reputação duvidosa chamado Rhett Butler, que logo fica com Scarlett debaixo de olho e que a vê como ela é: manipuladora, egoísta, egocêntrica.

Entretanto e durante essa festa, anuncia-se a guerra civil: Norte contra Sul. Todos os mancebos em idade de lutar estão entusiasmados e doidos para mostrarem o seu valor em batalha. Como sabemos, a Confederação perdeu, e com isso imensas vidas também perdidas, que estes jovens representam.
A partir daqui, o filme desenrola-se entre a ida de Scarlett para Atlanta, onde fica cercada entre os 2 exércitos, na famosa batalha de Gettysburg, depois a volta a Tara, que se encontra completamente destruída, com a mãe morta e o pai severamente desequilibrado mentalmente até ao desfecho final em que Rhett desaparece no nevoeiro.


É um filme longo - mais de 3 horas - mas que vale todos os minutos passados a vê-lo. Tem interpretações excelentes e uma história arrebatadora, onde se mistura a vontade de vencer todos os obstáculos - pobreza, guerra, amor não correspondido - e uma certa tomada de consciência que nem sempre podemos vencer, ou como dizem os Rolling Stones "you can´t always get what you want". Scarlet é uma força da natureza, levando á frente tudo e todos, para atingir os seus objetivos, sejam eles quais  forem. Esta famosa cena em que ela aparece vestida com os reposteiros de casa, porque não tinha dinheiro para comprar tecido, para fazer um vestido novo e não queria parecer pobre para que Rhett lhe emprestasse dinheiro, é bem digna dessa noção.


Quer nos afetos, quer no dinheiro, que ela jurou nunca mais passar necessidades, está sempre em cima do assunto e nunca dá o flanco. Tenta sempre dar a volta por cima.
Outra grande personagem será Melanie Hamilton, a esposa de Ashley. Ela sabe perfeitamente os sentimentos que Scarlett tem por ele, mas mesmo assim confia no coração doce que Scarlett esconde, por debaixo de toda aquela empáfia e arrogância. É Scarlett quem a ajuda no parto do filho dela, é Scarlett que tudo faz para os proteger, na viagem de Atlanta para Tara, no meio do fogo cruzado entre os 2 exércitos rivais.


Rhett é o proverbial fura-vidas ianque, que está sempre a virar a casaca para o lado onde obter mais vantagens - leia-se dinheiro. Ele tem razão quando diz a Scarlett que eles são parecidos. Eles são capazes de atropelar seja quem for para que os seus intentos vão avante ajudados pela sua mente fria e calculista.


Ahsley é o cavalheiro sulista muito reto e muito correto com a sua esposa, mas que não sabe lidar com as atenções indesejadas de Scarlett. E ela toma isso como um incentivo, para se atrever mais e mais até que percebe que nada disso vai mudar a situação em que se encontram. E que Ashley ama a esposa de verdade, pelo que ela nunca teve hipóteses com ele.


A "voz da consciência" de Scarlett é a Mammy, a sua ama negra, cuja atriz ganhou um Óscar por esta interpretação, quando muito poucos atores afro-americanos desta época conseguiram fazer esta proeza.


Escusado será dizer que este é o meu filme preferido de sempre, que já o vi para mais de 5 vezes e que, de cada vez que o vejo, encontro sempre aspetos novos, não vistos anteriormente.


Se dispuserem de 3 horas da vossa vida para ver este belíssimo filme, não se arrependem. Além do enredo fantástico e  muito  bem conseguido, quer a nível de guião quer a nível de interpretações, temos toda a parte histórica da Guerra Civil Americana e as suas consequências devastadoras.



Kisses da vossa Geek


11 comentários:

  1. A primeira vez que vi o filme, era adolescente e, apesar de ser enormeee, adorei! Tanto que o ano passado consegui finalmente comprar os livros (ok, ainda não os li *shame on me* mas pelo menos, já não me escapam).
    Ahhh e no dia de Natal, estava a dar na RTP Memória e eu e a minha mãe ficámos a ver =)
    Tens toda a razão, é um excelente filme!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah eu também vi na RTP Memória quando deu. Mas tenho os DVDs para quando me bate a saudade da casmurra da Scarlett.
      Sim - é um grande filme em todos os sentidos!
      Brijinhos

      Eliminar
    2. E tudo o vê to levou é um clássico que vale sempre a pena ver, também acho que já vi esse filme perto de as 5 vezes. Adoro.

      Eliminar
    3. Olá Xana
      Nem se notou que adoro este filme né?😉

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Lembro-me tão bem de ser miúda e de o ver pelo menos umas 3x durante a minha infância.
    Era pequenina mas já entendia e gostava muito do filme.
    Nunca me esqueci da cena dos cortinados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora, nunca pensei que já tivesses visto este filme. Eu acho espetacular em todos os sentidos.
      A cena dos cortinados é muito tipica do ficar por cima da carne seca , muito Scarlett.

      Eliminar
  3. Olá!
    Bem...já vi este filme há muitos muitos anos!! Acho que já nem me lembro bem dele. Tenho que o rever mesmo! É um clássico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Como não se notou nada que é o meu favorito, vejo-o de tempos a tempos. A última vez foi no Natal, quando passou na rtp2. Vê porque além de uma lição de História que faz sempre falta, tens um enredo maravilhoso e personagens inesquecíveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Amo "E tudo o vento levou". Já perdi a conta das vezes que eu e a minha irmã vimos este filme :) Adorava ler o livro mas ainda não encontrei uma edição boa a um preço decente. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha és tu e eu - já não sei quantas vezes vi este filme mas não me canso.
      Pois o livro também está na calha mas as calhar vai ter que ser em inglês ....
      Bjs

      Eliminar