domingo, 27 de novembro de 2016





Vamos geekar com....séries de época #1


DOWNTON ABBEY




Para quem não sabe, aqui me confesso: adoro séries de época, sou uma viciada assumida em boas séries televisivas que retratem épocas passadas.

Vou começar por uma favorita, mas que não será a nº1 - essa deixo-a para outro post.

Para quem não sabe, Downton Abbey é uma série que se designa como drama upstairs/downstairs ou seja, tanto destaque têm os patrões (upstairs) como os empregados (downstairs).

Ela começa no dia em que o Titanic se afunda e nele as esperanças de a herança Crawley se manter neste lado da família. Até bem dentro do século 20 em Inglaterra, uma mulher ( a não ser que fosse viúva) não podia ser dona ou administrar os seus bens, ou seja não podia ter propriedade - casas, terrenos, rendas: tudo pertencia e era administrado pelo elemento masculino mais próximo. Neste caso, a filha mais velha, Mary, iria casar-se com um primo, para que o pior não acontecesse. Mas aconteceu! O noivo ia a bordo do Titanic, em direção a Nova York e, para todos os efeitos, morreu. Qual a solução encontrada? Ir em busca do próximo herdeiro masculino, uma pessoa que nunca viram na vida e que têm de tentar persuadir a casar com uma das filhas, preferencialmente com Mary.

Aqui, entra Mathew em cena. Um jovem advogado, pouco habituado a mansões e a criados que fazem tudo por ele, desde vesti-lo a passar a ferro o jornal antes de ele o ler.




A premissa é esta e ao longo de 6 temporadas muitos assuntos importantes vão ser focados, até porque as épocas em que estas série se passa são épocas de  muita mudança: o movimento sufragista, o começo da emancipação da mulher, melhoramento das condições de trabalho, industrialização, 1ª Guerra Mundial e o mundo depois desse evento,  alteração do mundo rural inglês, os loucos anos 20, amor entre pessoas de classes diferentes e muitos outros assuntos que possivelmente esqueço.

Tudo isto filmado numa manor house verídica, o Castelo de Highclere, casa dos Condes de Carnarvon cedida para o efeito, com um guarda-roupa de cortar a respiração e uns diálogos e argumento como penso que só os ingleses sabem fazer - credível, real, com classe e estilo.




As interpretações são outra joia: há cenas em que até as palavras são desnecessárias para exprimir e nos fazer sentir as emoções que os atores nos conseguem transmitir apenas e só pelo olhar. Isto eu chamo de qualidade e classe na representação.
Temos de tudo:  o patriarca um tanto formal temperado pela sua mulher uma herdeira americana,



as filhas cada uma  com uma personalidade muito vincada e distinta,



a a desbocada mas de bom coração ( é a minha preferida: ela tem one-liners que ainda hoje me lembro).


Na ala dos criados, temos o mordomo intriguista e mau, a criada de quarto de bom coração, a copeira que gosta de flirtar com as visitas, o encarregado do pessoal masculino sério e formal.




Sei que há muita gente que não vê series de época por, á partida parecerem paradas e sem relevância, por retratarem épocas passadas, quando se passa exatamente o contrário. Gosto de uma historia bem contada e bem representada, seja ela passada em que época for. Mas gostos serão gostos e o seu a seu dono.

E vocês? Já viram? Têm curiosidade? Ou por outro lado, não gostam nem pensam em ver? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek

6 comentários:

  1. Também sou fã de séries de época e Downton abbbey é das preferidas :) Vi todas as temporadas mas as 2 primeiras são realmente as melhores. Também adoro a Dowager :D
    Vou ficar à espera das próximas recomendações do género.

    Bjs
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina

      Eu não consigo dizer qual a temporada que gosto mais pois a qualidade não baixou a meu ver.
      A Dowager é o máximo!
      Obrigada e vem aí uma que é a minha numero 1 e que penso que irás também gostar muito.

      Bjs
      Elisa

      Eliminar
  2. Olá!
    Também vi todas as temporadas de Downton Abbey e tive muita pena quando a Sybil e o Mathew deixaram a série.
    A minha personagem preferida também é a Lady Violet =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita

      Pois, quer a Sybil quer o Mathew eram personagens-chave nesta trama: a Sybil, o protótipo da mulher emancipada, anos antes de acontecer efetivamente e o Mathew o modelo da nova Inglaterra emergente, onde era um herdeiro que tinha profissão, ao contrário dos herdeiros de propriedades das gerações anteriores.
      A Lady Violet é espetacular! Quero ser como ela quando for grande heheheh

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá ��
    Actualmente estou a ver Downton e a adorar.
    Os personagens são muito fortes e as questões abordadas extremamente pertinentes. Sem dúvida que também prefiro a "avó" Violet sobretudo quando se envolve em "amenas" discussões com a Isobel. Têm saídas brilhantes, na minha opinião.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Sim, as trocas de "galhardetes" entre a Violet e a Isobel são fantasticas, cheias do wit britânico que tanto aprecio. São mesmo refrescantes no meio de todos os dramas que ocorrem.
      Espero que gostes da série.

      Beijinhos

      Eliminar