sábado, 19 de novembro de 2016





Opinião  O Segredo Perdido - Lisboa, terramoto 1755 #lerosnossos









Mais um livro pra o projeto da Cláudia Simões, através dos seu blogue e canal A  Mulher Que Ama Livros em http://amulherqueamalivros.blogs.sapo.pt/

Como o próprio titulo indica, é uma história - ou várias - tendo como pano de fundo o grande desastre natural que foi o Terramoto de 1755.
Temos uma historia  pelo menos a 2 mãos ou 2 espaços temporais distintos, sendo que por vezes ainda há uma terceira linha temporal diferente.
Tudo começa durante a 2º Guerra Mundial, em Portugal, com um casal de refugiados em transito para a América e um cofre muito valioso. Após isso a historia irá se desenrolar entre Maria Antónia ou Soror Beatriz do Menino Jesus, nos anos após o Terramoto e na atualidade, com uma personagem que não é nomeada.
Há segredos que ficaram escondidos com esse grande evento disruptivo na vida de Lisboa e do país: famílias que se separaram, pais que ficaram sem saber se os filhos e mulheres estavam vivos e vice-versa. E basicamente é uma dessas historias entre milhares, que aqui se retrata. É uma obra de ficção, mas penso que teve um fundo de  muita veracidade - a história é plausível.

Para quem não sabe, eu sou uma fã de romance historio e este período é um daqueles não muito explorados pelos nossos autores - ou outros - o que é uma grande falha, a meu ver. Gosto sempre de retratos de época bem feitos, que me permitem viajar e participar desses acontecimentos e das vidas dos personagens.

Não foi o que aconteceu. O livro é pequeno para uma premissa tão grande, tão complexa. A historia ficou truncada e desconexa. Não me consegui ligar aos personagens pelo simples facto de que os poucos diálogos existentes não me pareceram credíveis. Ninguém fala assim para uma pessoa da qual é intima, embora tenha percebido o porquê do uso da linguagem estranha.

Enfim, meus geeks, uma autêntica e vera estucha! Algumas horas de vida que não vou reaver jamais....

E vocês - já leram ou ouviram falar? Têm uma opinião diferente da minha? Quero saber tudo.

Kisses da vossa Geek

Sem comentários:

Enviar um comentário