sexta-feira, 28 de julho de 2017

O balanço de 2017 até agora


Penso que já venho um pouco fora da hora, mas nunca é tarde para fazermos uma reflexão rápida de como o ano tem corrido até agora, em termos de livros lidos.
Noto que estes 7 meses e cerca de 50 livros lidos, têm sido de descoberta de novos autores e géneros, de muitas mulheres lidas, e de classificações bem generosas. Não porque tenha problemas em dar notas baixas, mas porque simplesmente este ano não tenho tido muitas más experiências nas minhas leituras. Quanto mais o tempo passa e mais livros leio, melhor sei escolher, à partida, o que gosto e rejeitar o que, hipoteticamente, não irei gostar. Nisso, poupo tempo e dinheiro, que são sempre dois bens muito escassos. Com isto não quer dizer que leia sempre dentro do mesmo género, até porque gosto de variar, mas instintivamente, quando pego num livro e me informo sobre ele, sei logo se irei pegar e gostar ou, se não vai valer a pena o meu tempo.

Cada vez gosto mais de ler clássicos e vencedores de prémios literários - por alguma razão, estes livros são destacados quer pela sua intemporalidade quer pela sua relevância. Durante algum tempo eu e os clássicos andámos afastados, por nada em especial, só não eram as leituras que estava a precisar na altura.
Em termos de aquisições, este ano tenho estado bem mais controlada, adquirindo apenas os livros que realmente quero ler num futuro próximo e também os que fazem parte do meu projeto #historiquices, que me tem dado uma satisfação imensa de fazer e orgulho, de ver que tanta gente tem aderido e tem descoberto grandes leituras através dele.
Para os restantes meses que faltam para o final do ano, pretendo continuar a adquirir só o que é relevante para os meus projetos já em andamento e alguns futuros, que mais tarde irei falar na ocasião devida - e sim: vai haver projetos novos brevemente! Quero abater mais a quantidade de livros nas minhas estantes e, claro, fazer grandes leituras, sempre.
E vocês? Como tem corrido o ano de 2017 até agora?
Kisses da vossa Geek

4 comentários:

  1. Também não tenho apanhado GRANDES livros.
    O mês de Junho então foi uma porcaria.
    Se ler um muito bom por mês, já fico contente mas às vezes nem isso acontece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois isso é verdade. E parece que quando se apanha um menos bom, o seguinte também não é melhor.

      Eliminar
  2. Hello,
    Ainda não fiz esse balanço, mas tem sido um bom ano. Mas não sido um ano fabuloso nesse sentido.
    Vamos ver como corre o resto do ano.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô
      Eu não me tenho saído mal este ano, mas estou muito mais "assertiva" com as minhas leituras: este ano já desisti de mais livros do que os 2 anos anteriores juntos. Deixei de me forçar, sempre a achar que pode melhorar. Dou um certo numero de páginas para me cativar e quando isso não acontece - fica de lado.
      Logo veremos o resto do ano...ainda falta bastante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar