domingo, 26 de fevereiro de 2017

Opinião

Uma Mulher Respeitável


Li este livro no âmbito da maratona Carnaval-a-Thon, no grupo do facebook Tuga-a-Thon, da Elsa Esteves  e da Filipa Dias.

Foi uma estreia com esta autora portuguesa .

Leonor Sanches é uma mulher tão misteriosa quanto  a sua aparência é pouco usual. Ela é a nova Condessa de Cerveira, casada com John St Clair, um aristocrata inglês a viver em Portugal. John está encantado com a sua bela, inteligente e obediente esposa, mostra-a por todo o Porto e toda a Lisboa como se fosse um troféu, mas os bons tempos depressa azedam. E Leonor vê-se na contingência de sobreviver.
Mariana de Albuquerque e Turner é a viúva de um comerciante de vinhos, também inglês, que tem uma demanda de muitos anos, por um segredo envolvendo as altas esferas da aristocracia e burguesia portuense, uma vez que grande parte do enredo se centra naquela cidade. Ela é uma sobrevivente do Cerco do Porto, pelas tropas francesas liderados por Soult, e sofreu uma perda irreparável.

A beleza deste livro é entrar nele sabendo pouco ou nada, pois está escrito em jeito de thriller. Temos todos os elementos: segredos, vinganças, traições, adultério, culpa e, a par com estes elementos está uma crónica da sociedade portuguesa do séc XIX após as invasões francesas, que foi um marco, um acontecimento fracturante na sociedade portuguesa. Também vemos tratados assuntos como a escravatura, os direitos das mulheres e o divórcio.

A escrita é fluída , com uma construção de personagens muito boa. Mulheres fortes - é do que este livro mais trata - e de escolhas, das más percepções que nos levam a seguir caminhos errados, do amor de mãe, de como por vezes a família é pior do que os estranhos.
Foi uma leitura viciante e que, quando não estava a ler, o enredo deixava-me a pensar, marca de uma história bem contada.
Apenas fiquei um pouco dececionada com o final, mas penso que dados todos os desenvolvimentos, foi o mais lógico para todos.

Kisses da vossa Geek





2 comentários:

  1. Tenho este livro na estante e conto ler em breve. Se já tinha curiosidade, agora ainda tenho mais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escolha é boa Tita - atira-te a ele que não te arrependes.

      Eliminar