segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O Macho Português


Hoje deu-me para um assunto menos livresco e mais mundano.
Pois então, esta espécie autóctone pode ser encontrada pela ruas, jardins e casas deste nosso belo país, mas vou me referir unicamente a uma variante, a que gosta mais de se refugiar nas redes sociais, fazendo dela a plataforma para as suas (supostas) seduções.

Todos os dias, encontramos por essa Internet fora "machos" que, apenas vislumbrem um decote ou uma sombra de biquíni, lá vão eles a correr, uivando como lobos na excitação da caça, pôr o seu like e botar os seus dois cêntimos nos comentários:

"Lindona" "Gata" "Sempre Linda"

e por aí adiante - as variações não são muitas e todas têm o mesmo propósito: fazerem-se notar por aquela fêmea, que, ao pôr uma fotografia, se expôs aos seus olhos. Também serve para uma espécie de apresentação para outro tipo de contactos. Nomeadamente pelas mensagens privadas, onde o teor varia de um convite respeitoso para um café até ao exibicionismo puro e duro, porque ao fim e ao cabo - "elas meteram-se a jeito".
Na mente destes machos de teclado, a fotografia, que eles consideraram ousada (até podia nem ser, mas vamos lá), ela está a pedir "algo". E eles querem imediatamente dar esse "algo".

Isto é uma questão puramente cultural, tal como foi comprovado por uma blogger de literatura, que fez a seguinte experiência: quando publicou três posts, em três dias consecutivos,  com umas fotos mais sugestivas, que nem eram dela - mas com livros na imagem e o post continuava a ter como tema a literatura - recebeu mais likes que nunca. E também, mais propostas indecentes que nunca! Quando voltou às publicações normais, desceu bruscamente o interesse por ela.

Será que o machismo e a objetificação das mulheres não irá parar nunca? Tenho fé nas gerações mais novas, que, tal como o meu filho, estão a ser educados a terem valores diferentes. É esperar para ver. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer até à equidade. E até que esta espécie fique extinta definitivamente. 

E vocês - souberam de  algum exemplo, como o que relatei? Contem-me tudo.

Kisses da vossa Geek

2 comentários:

  1. Uii...olha nem sabia disso. Claro que isso acontece. Infelizmente já é de esperar. Nunca me aconteceu (que tenha dado por isso). Mas acabo por não ligar. Estamos num processo de mudança de mentalidades. Mas acho que vai acabar por existir gente mais machista e inconveniente (homens e mulheres).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possivel que passe despercebido à maioria das pessoas. Depois de ler o que esta blogger fez - qur lhe valeu cerca de 700 pedidos de amizade em uma semana mais umas quantas mensagens com fotos digamos sugestivas, gostaria de pensar que este tipo de mentalidade deveria estar extinto. Mas , pelos vistos está de boa saúde...

      Eliminar