quarta-feira, 19 de julho de 2017

Historiquices de Agosto

Cleópatra

Qual é a primeira coisa que me ocorre ao ouvir este nome? Inteligência, astúcia, sedução e morte.
No mês em que passam mais de dois milénios sobre a morte desta figura mítica, vale a pena refletir sobre a imensidão de papéis que assumiu.

Cleópatra foi a última faraó da dinastia Ptolemaica, fundada pelo General Ptolomeu, pertencente aos exércitos de Alexandre, O Grande. Esta dinastia acabou com ela e, com esta morte, acabou também a independência do Egipto em relação a Roma. Portanto, Cleópatra era de ascendência grega ou macedónia.
Por tradição, foi casada com dois dos seus irmãos, os quais assassinou para poder exercer o poder sozinha. O mito de ela ter chegado enrolada num tapete é um facto real. A sua irmã Arsínoe tinha-a perseguido para o deserto, apoderando-se do poder e este foi o estratagema escolhido, para ela poder entrar no próprio palácio, e colocar-se à mercê de Júlio Cesar, já com intuito de se tornarem amantes.
O resto da história é mais ou menos conhecido: a ida dela para Roma, o assassinato de Júlio Cesar e a consequente fuga para o Egipto, a sua relação com Marco António e o seu suicídio, como Rainha do Egipto. Tudo isto sempre em busca de tornar o seu país independente de Roma, deixando assim de pagar avultados tributos e até ganhar novas terras.
O que pouco se fala, é que Cleópatra era uma mulher da Renascença, muito tempo antes de haver esse conceito. Ela falava 10 línguas, tinha tutores gregos que lhe ensinavam filosofia, matemática, retórica, história e isto tudo na fabulosa biblioteca de Alexandria, infelizmente desaparecida.
Ela não se vergava a nada nem a ninguém e fez o seu próprio destino. E morreu por ele. O que não se pode negar é que, já nesta civilização tão longínqua havia certos direitos para as mulheres, que só se voltaram a ter no século XX, no mundo ocidental: o divórcio e o direito à propriedade.

Livros




















Filmes


Série

Documentários




Kisses da vossa Geek

8 comentários:

  1. Acho que vou ver os documentários ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecem-me ambos muito completos. E estão dobrados em pt-brasil.

      Eliminar
  2. Eu irei ver o filme mas adorava ler esse livro da Margaret George :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme já vi uma série de vezes portanto debo dar prioridade aos documentários embora secalhar não me faça rogada a mais um visionamento. A Elizabeth Taylor está fenomenal tal como o Rex Harrison e o Richard Burton.
      Eu pus apenas o primeiro livro da trilogia que a Margaret George escreveu, a representar todos. Desculpa por ter induzido em erro.
      Este Filha de Isis é o primeiro, que por acaso já li há muitos anos. Vale a pena ler, é muito completo tal como um outro romance escrito por Colin Falconer.

      Eliminar
  3. Há uns anos falou-se que a Angelian Jolie iria fazer de Cleopatra mas nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia disso...mas ela esteve muito bem como mãe de Alexandre, o Grande.

      Eliminar
  4. Uma outra sugestão de livro: "Anthony and Cleopatra", de Shakespeare!

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim - um clássico e ainda por cima - peça de teatro. Muito bem lembrado! Obrigada😊

      Eliminar