terça-feira, 20 de junho de 2017

Historiquices de Julho


Jane Austen
Pois bem, neste mês de muito calor, nada melhor que mergulhar de cabeça, no mundo muito composto e hipócrita de Jane Austen.
De certo modo, ela, que é uma das escritoras mais conhecidas e reconhecíveis do mundo, é um mistério em si mesma. Pouco se sabe sobre esta mulher, com uma capacidade de crítica e análise fantásticas, mas tão bem inserida na sociedade da sua época.
Jane nasceu em 1775, portanto em pleno reinado Hanôver, mais precisamente de Jorge III, o Louco. Morreu em 1819, já com o espectro das invasões francesas, por Napoleão atrás de si.
Dela sabe-se que tem 8 irmãos, que ela e Cassandra eram muito chegadas e que o pai era um clérigo pobre, que suplementava o seu orçamento dando explicações a alunos, que viviam na casa dos Austens.
Sabe-se que Jane foi pedida em casamento por 2 vezes e que de nenhuma delas se casou, tendo ao que tudo indica, sofrido um desgosto de amor. E que o livro Sensibilidade e Bom Senso teve como inspiração os tempos em que ela, a irmã e a mãe viviam "de favor" numa casa emprestada, nas propriedades de um dos irmãos dela, com todos os constrangimentos possíveis e imagináveis.
E não se sabe muito mais. Uma escritora tão carismática, mas com um véu tão grande de mistério em redor da sua existência.
Não poderia deixar passar a oportunidade de ficar a conhecer melhor esta senhora, que admiro tanto. As obras dela, enquanto sarcásticas, são retratos perfeitos da época e sociedade em que se inserem: a nobreza rural dá o mote à sua crítica, porque ela escrevia e descrevia o que conhecia melhor: os bailes das associações, as idas à igreja, e principalmente - o jogo do casamento. O tema central de todos os seus romances será o casamento, nas suas diversas formas. Ela desconstrói o ato, para melhor o poder satirizar e ao mesmo tempo glorificar, pois as suas heroínas têm sempre casamentos de sonho e por amor.
Aqui ficam sugestões de leitura, filmes e documentários


Livros


Documentários


Filme


Kisses da vossa Geek


14 comentários:

  1. Bem, já sabes que eu vou participar...vamos estar a ler o "Mansfield Park" para o #meetingausten mas espero também ver um documentário :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina
      Sim - sabia que participavas: tu e a Chris😊
      O Mansfield Park não sendo dos meus favoritos, tem o seu encanto. Eu vou ler o Love and Friendship que é os únicos escritos que me faltam ler dela.
      Bjs

      Eliminar
  2. Ainda não escolhi o livro dela, mas vou ler!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico super-contente que participes Márcia. Não sei o que já leste dela mas iria recomendae o Orgulho e Preconceito, seguido do Sensibilidade e Bom Senso e depois Northanger Abbey.

      Eliminar
  3. Olá! Apesar de nunca ter comentado sigo o teu blogue e conta no YouTube. Este mês vou participar, sem dúvida! :) Vou ler o Mansfield Park, que é um dos que me falta e ver o documentário que recomendas. :) O filme já vi algumas vezes e gosto bastante! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tatiana
      Obrigado por seguires o canal e o blogue!
      O Mansfield Park fica no meio para mim: não sebdo o meu top 3 também não é dos que menos gosto. Depois diz-me o que achas-te daa leitura e do documentário.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. É desta que vou ver finalmente o filme Becoming Jane! É uma grande falha minha ainda não o ter visto, afinal de contas tem o McAvoy =D
    Não vou ler nenhum livro porque (muito sinceramente) não me apetece reler nenhum deles e, se não estou em erro, já os li todos ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Becoming Jane apesar de ser um nadita ficcionado, dá uma luz com alguma realidade sobre a vida da Jane. Já vi imensas vezes.
      Sim se já leste tudo não calr a pena releres.

      Eliminar
  5. Sim.. já sabes que vou estar a participar com a Catarina.. :D
    Talvez aproveite para ver o filme Becoming Jane como a Tita que ainda não vi. ^_^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim - mesmo a propósito com o vosso projeto. Fico muito contente e curiosa com a vossa opinião do Mansfield Park.
      Então vais gostar imenso. Acho o filme engraçado e ao mesmo tempo é uma possivel bio dela.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Elisa,
    Vou tentar participar. Vou tentar ver o documentário. Tenho o "Orgulho e Preconceito", mas não sei se o consigo encaixar no mês de Junho. Mas filme, esse de certeza :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar