quarta-feira, 19 de abril de 2017

Reflexões

A arte da escrita


Não acredito realmente em coincidências. Acho que há situações que se nos apresentam, em determinada altura da nossa vida e que são indicadoras de algo, que podemos conseguir interpretar ou não, mas elas estão lá.

Isto a propósito de duas leituras recentes: Paris é uma Festa e As Horas Distantes. Poderão dizer - são dispares. Sim, são! Mas têm uma vertente muito marcada: a criatividade, nomeadamente a escrita, a produção de textos. E é aí que batem as coincidências todas.



Em Paris è Uma Festa conta-se, em jeito de memória, o ambiente artístico daquele período e naquela cidade em específico. Aborda-se o processo criativo, as tricas entre escritores, amizades e inimizades que se faziam com o levantar de um copo de vinho - sim, o vinho era essencial no processo todo.

Nas Horas Distantes, o  foco vai para o segredo da inspiração - de onde vem, como é utilizada e também das consequências de uma inspiração mal usada. Também do processo de escrita e como retirar mais produtividade, como ser prolífico.

A visão do escritor é escrutinada sob uma multitude de paradigmas que podem estar todos certos...ou não. Certo, é só isto que li n´As Horas Distantes: se ficar à espera da história certa, para a passar para o papel, vai-se ter é um monte de páginas vazias. O exercício da escrita é isso mesmo: exercício. A ser feito todos os dias de forma regular, e, embora possa sofrer muita edição e corte, mas sim - todos os dias, sem exceção. Já vi várias entrevistas, a autores conceituados e a resposta deles é sempre a mesma: todos os dias escrevem, não importando se se sentem mais inspirados ou não. E não há duas pessoas que, assistindo ao mesmo evento,  o descrevam da mesma maneira.

Por isto tudo e por muito mais, vi ressurgir em mim a vontade antiga de escrever um livro. De quê ainda não sei, mas, mais uma vez - pois já tentei anteriormente - dar uma chance ao que me vai aqui dentro, ao que me apetece pôr para fora, independentemente se os outros gostam ou não. Porque a escrita é algo muito pessoal, em primeiro lugar. Quantas vezes ficamos frustrados com o rumo de um livro, dizemos que faríamos de outra maneira, armamo-nos em escritores e não fazemos uma reflexão simples: o autor escolheu este rumo porque quis, porque lhe fez sentido - quem somos nós para criticar isso?


Kisses da vossa Geek




8 comentários:

  1. Olá!
    Que post giro! Adorei!
    Já queria ler estes dois livros, mas agora muito mais.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Obrigada pelas tuas palavras!
      A Kate Morton e aquela qualidade de contadora de histórias de sempre.
      Beijinhos e boas leiturad também.

      Eliminar
  2. Adorei a tua reflexão. Com que então escrever um livro? Força, mulher!
    Aiiii, Kate Morton!!! Amo os livros dela! Tem uma escrita tão especial!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Tita saiu assim esta reflexão e ainda brm que gostáste. Escrever um livro é um projeto antigo sim - mas como digo: tudo acontece quando tem que acontecer. Forçar às vezes não resolve nada.
      Sim - a Katezinha não desilude. Adoro como ela controi enredos em linhas temporais diferentes e não nos baralha.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Adorei as tuas palavras e agora também fiquei de olho no "Paris é uma festa". Adoro conteúdo sobre o processo de escrita, e é fantástico quando também nos deixa inspirados.
    Força nisso!

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      O livro do Hemingway é um bom livro ácerca dos bastidores da escrita, penso que em qualquer época, mas tem todo um ambiente artistico que inspira ao ler.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei muito de ler estas tuas palavras.
    Dei por mim a pensar que, realmente, quando estamos muito tempo sem escrever, quase que desaprendemos, parece que as palavras não fluem tão facilmente. Pelo menos já aconteceu comigo.
    Força com o projecto do livro. Ia gostar de ler =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando escrever o dito, ficas minha beta-reader - pode ser?
      É a absoluta verdade: quando se não se escreve com regularidade, até parece que nos falta vocabulário.
      Beijinhos

      Eliminar